domingo, 29 de dezembro de 2019

Balanço 2019

O ano de 2019 viu o Projecto Outeiro do Circo retomar o seu curso com a aprovação de um novo projecto científico, intitulado "Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja). PAOC 2019-2021", o 3º projecto de investigação a ser desenvolvido sobre este sítio desde 2008, para além de outros mais específicos.
Esta nova fase de investigação irá decorrer no triénio 2019-2021, através de contrato celebrado com a Câmara Municipal de Beja e com a execução dos trabalhos a cargo da empresa Palimpsesto, contando ainda com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.
Os objectivos deste projecto foram apresentados à comunidade de Mombeja numa sessão de apresentação ocorrida em Maio, integrada na Semana Cultural da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.
Apresentação do projecto em Mombeja

Em Agosto, a equipa de investigação regressou ao terreno para iniciar os trabalhos de campo da 1ª campanha de escavações arqueológicas deste novo projecto, centrada no alargamento de uma sondagem junto à muralha, onde se espera documentar a existência de vestígios habitacionais da Idade do Bronze Final.
A campanha de 2019 contou com a coordenação de Miguel Serra (CM Serpa e CEAACP), Eduardo Porfírio (Palimpsesto e CEAACP) e Sofia Silva (Palimpsesto), com a presença dos arqueólogos Luís Costa e Nelson Almeida, dos estudantes de arqueologia Pedro Caria (Univ. Lisboa), Bruno Leal (Univ. Évora), Pietro Mack e Ana Rita Pereira (Univ. Coimbra), o estudante de arquitectura Hugo Martins (Univ. Coimbra), de João Guerreiro, de Beja e Daniel Triton, cidadão francês residente em Mombeja.
Os trabalhos desenvolvidos durante o mês de Agosto permitiram o alargamento de uma área de 100 m2 onde foram escavados os níveis mais superficiais, nos quais se observou a presença de diversos materiais de fases mais recentes da ocupação do Outeiro do Circo, nomeadamente da Idade do Ferro e de época romana.
Alargamento da área de escavação

Escavação na muralha

Durante a campanha foram também promovidas algumas iniciativas de formação, dirigidas aos voluntários, nomeadamente um conjunto de breves "Barferências", conferências em regime informal realizadas no Café Mouzinho em Mombeja, a cargo de Nelson Almeida, sobre Arqueozoologia, Eduardo Porfírio, sobre o sistema defensivo do Outeiro do Circo e sobre fotogrametria, para além de uma sessão sobre cerâmica conduzida por Sofia Silva.
Também houve lugar às habituais visitas guiadas durante as escavações, que por dificuldades de acesso ao local se limitaram a cerca de 30 visitantes.
Barferência sobre arqueozoologia

Visitas ao Outeiro do Circo

Em Fevereiro, o Projecto Outeiro do Circo efectivou uma nova colaboração, com a Câmara Municipal de Aljustrel, com o objectivo de proceder ao estudo e publicação de uma estela de tipo Alentejano, a estela da Carniceira (São João de Negrilhos, Aljustrel), recentemente incorporada no Museu Municipal de Aljustrel.
Estela da Carniceira

Em Abril, o Outeiro do Circo "viajou" até Vila Nova de Foz Côa para participação nas jornadas internacionais Fazer com Tod@s - Arqueologia, Museus e Comunidade(s), onde foi apresentada a conferência "O Xaroco e o Projecto Outeiro do Circo. O vento como metáfora da divulgação junto da comunidade local", por Eduardo Porfírio. 
Apresentação em Vila Nova de Foz Côa

O documentário Xaroco foi também tema de uma apresentação a cargo da própria realizadora, Andrea Mendoza, que decorreu no Departamento de Arquitectura da Universidade de Roma 3, no mês de Maio e esteve inserido na programação do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa para as iniciativas da Noite Branca, em Braga, no início de Setembro.
Em Maio, o Projecto Outeiro do Circo esteve também presente nas V Jornadas de Pré e Proto-história da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a comunicação de Miguel Serra "Pedra, terra e madeira. A escavação de uma muralha do Bronze Final nas planuras de Beja" e em Junho no EJI-PATER - Encontro de Jovens Investigadores Património e Território, realizado na Universidade do Minho em Braga, onde foi apresentado o poster de Sofia Silva "O quadro tipológico das cerâmicas do povoado fortificado do Outeiro do Circo (Beja) - Novos dados, formas velhas". Também em Braga, haveria de ter lugar em Novembro, uma aula aberta sobre cerâmicas do Outeiro do Circo, a cargo de Sofia Silva, integrada no Curso de Arqueologia da Universidade do Minho e que foi desenvolvida no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, como resultado de uma parceria anteriormente estabelecida.
No mês de Outubro realizou-se o II Colóquio de Arqueologia e História do Concelho de Penamacor, onde o Projecto Outeiro do Circo esteve presente através da comunicação de Miguel Serra "O ancoriforme: um indecifrável símbolo de união de lugares distantes. Relações entre a Beira Interior e o Baixo Alentejo durante a Idade do Bronze Pleno".
Apresentação nas V Jornadas de Pré e Proto-história da FLUC

Ao nível de publicações o ano de 2019 foi de intenso trabalho em várias frentes, com a entrega de artigos de síntese sobre o projecto de 2014-2017, um trabalho sobre exploração de recursos líticos, uma síntese do povoamento da Idade do Bronze na região de Beja, o resumo da campanha de 2017, uma outra síntese sobre 10 anos de Educação Patrimonial  no Outeiro do Circo e um trabalho sobre os resultados do estudo arqueofaunístico. Espera-se que todos estes trabalhos sejam editados ao longo de 2020, sendo de registar em 2019 a publicação de um artigo sobre o projecto de divulgação "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - A Idade do Bronze na região de Beja", nas páginas da revista Al Madan. 
A finalizar o ano houve ainda tempo para desenvolver 4 acções de formação em Beja, fruto do convite efectuado pela Fundação Inatel, dinamizadas por Miguel Serra e que incidiram na temática da relação da investigação arqueológica no Outeiro do Circo com as comunidades locais. 

O ano de 2019 fica ainda marcado pela partida do nosso colaborador e amigo Rui Gaibino, figura indispensável para que o documentário Xaroco tivesse sido possível. 

Espera-se um 2020 pleno de actividades no Projecto Outeiro do Circo de que continuaremos a dar notícia regularmente neste espaço.

FELIZ ANO NOVO

Sem comentários: