quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

TAG Ibérico 2020


E 2020 começa com o anúncio do programa do congresso TAG Ibérico, no qual o Projecto Outeiro do Circo irá estar presente.
O TAG Ibérico, dedicado à teoria arqueológica, realiza-se nos dias 13 a 15 de Fevereiro de 2020 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e no Museu Arqueológico do Carmo. 
O Projecto Outeiro do Circo está integrado na 8ª sessão (No todo es lo que parece: repensando la educación pública y la divulgación en la Arqueología y en la gestión del Patrimonio de la Península Ibérica), no dia 14 de Fevereiro, coordenada por Laura Coltofean e Tiago Gil, onde será apresentada a comunicação "Investigação arqueológica e divulgação junto da comunidade. Algumas considerações tendo como base o caso prático do Projecto Outeiro do Circo", a cargo de Eduardo Porfírio e Miguel Serra. 


Resumo:

Investigação arqueológica e divulgação junto da comunidade. Algumas considerações tendo como base o caso prático do projecto Outeiro do Circo.
Eduardo Porfírio e Miguel Serra

Desde o seu início em 2008 que o Projecto Outeiro do Circo tem vindo a desenvolver actividades de socialização do conhecimento científico. Recorrendo a vários pressupostos e conceitos oriundos da área da designada Arqueologia Pública, da Arqueologia Comunitária e da Educação Patrimonial, o projecto foi-se estruturando segundo uma matriz muito própria, devida, sem dúvida e em primeiro lugar às características sociais específicas da aldeia de Mombeja (Beja), mas a ela não se restringindo pois as redes sociais possibilitam a criação de uma comunidade de cariz virtual, logo de abrangência muito mais vasta.
Se nos anos iniciais as actividades de divulgação eram encaradas como uma contrapartida ao financiamento municipal do projecto, é de salientar que com o passar do tempo, a comunidade local foi adquirindo um papel mais interventivo. Em primeiro lugar por ter passado a propor, junto dos responsáveis científicos, a realização de eventos mais ajustados aos seus interesses e objectivos, resultando por exemplo na estruturação de uma visita tipo para grupos de ocupação de tempos livres para jovens em férias. Em segundo, porque vários elementos oriundos maioritariamente da comunidade virtual, possuidores de aptidões artísticas nomeadamente ao nível do vídeo e da fotografia, trabalharam directamente com o projecto usando-o como tema para as suas produções, daqui resultando uma série de novas perspectivas sobre o povoado, sobre a sua investigação e, acima de tudo, sobre a componente humana que interage entre si tendo como ponto de contacto o sítio arqueológico do Outeiro do Circo.
Nesta comunicação, para além de se apresentarem algumas das actividades realizadas no âmbito do projecto de Educação Patrimonial do Outeiro do Circo, discute-se a componente conceptual subjacente a este projecto, destacando-se, com base nos exemplos apresentados, a aplicação prática dos conceitos e dos pressupostos teóricos e o modo como estes são moldados pelas características sociais da comunidade local, mas também da virtual.

Sem comentários: