Projectos

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (PAOC) tem como principal objetivo o estudo e divulgação do povoado fortificado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo (Beja, Portugal).
Para esse efeito criou-se um Plano Geral de Investigação que integra as seguintes linhas de investigação em curso ou a desenvolver em projetos futuros:
- Arquiteturas defensivas Proto-Históricas
- Arquiteturas de terra Proto-Históricas
- Arqueologia experimental sobre cerâmica do Bronze Final
- Exploração de recursos naturais na envolvente do Outeiro do Circo
- Reconstituição paisagística e ambiental na envolvente do Outeiro do Circo
- Exploração de espécies animais no Outeiro do Circo
- A ocupação do território dos Barros Negros durante a Idade do Bronze / Idade do Ferro
Contempla ainda a realização de Estudos Arqueométricos de diversas especialidades (datações absolutas, arqueometalurgia, cerâmica, líticos, entre outros).


Projeto em curso:


O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja) - Projeto de Investigação Plurianual de Arqueologia 2014 – 2017.
Responsáveis: Miguel Serra e Eduardo Porfírio
Projeto financiado pela Câmara Municipal de Beja com o apoio da empresa Palimpsesto, Lda., do Regimento de Infantaria 3 (Beja), do Instituto Politécnico de Beja, do Centro de Geofísica de Évora (Universidade de Évora) e da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista.
Objetivos: estudo da área habitacional através de prospeções geofísicas, prospeções arqueológicas e escavações em área no topo do povoado.
Resultados esperados: compreensão das estratégias habitacionais do Outeiro do Circo; caraterização das fases de ocupação da área interna do povoado.


Projetos realizados:

A Transição Bronze Final / I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo - Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos 2001 – 2002.
Responsável: Miguel Serra
Projeto não financiado
Objetivos: realização de sondagens na muralha, zona de entrada e área habitacional; prospeções intensivas no interior do povoado, trabalhos de fotointerpretação
Resultados: revisão da área do Outeiro do Circo; caraterização de pormenor de estruturas e materiais de prospeção; nova planta interpretativa.  


A transição Bronze Final / I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo – Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos 2008 – 2013.
Responsáveis: Miguel Serra e Eduardo Porfírio
Projeto financiado pela Câmara Municipal de Beja com o apoio da Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa Palimpsesto, Lda.
Objetivos: realização de sondagens na muralha; prospeções intensivas no interior do povoado e território envolvente; valorização de estruturas arqueológicas; criação de um programa de educação patrimonial
Resultados: escavação de um troço de muralha, avaliação estratigráfica na área interna, documentação da sequência de ocupação, estudos arqueométricos (datações absolutas, arqueometalurgia, arqueometria sobre cerâmica e líticos, zooarqueologia, paleobotânica); realização de iniciativas de divulgação (visitas/percursos, conferências, exposições, workshops).


FaCta – Fogo, água, terra, ar: oficinas de cerâmica do Bronze Final.
Responsáveis: Ana Osório, Sofia Silva, Diana Fernandes, Miguel Serra e Eduardo Porfírio
Projeto financiado pela Câmara Municipal de Beja com o apoio da Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa Palimpsesto, Lda.
Objetivos: criação de um evento lúdico destinado ao grande público sobre cerâmicas da Idade do Bronze
Resultados: realização de duas oficinas de arqueologia experimental sobre modelação e cozedura de cerâmicas da Idade do Bronze.


You make, I break, we glue. Ethnography and experimental insights on pottery interpretation.
Responsável: Ana Osório
Projeto financiado pela Associação Arqueológica do Algarve com o apoio do Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, do CEAUCP-CAM, CEMUC e da empresa Palimpsesto, Lda.
Objetivos: criação de atividades científicas e educativas de arqueologia experimental sobre cerâmicas pré e proto-históricas.
Resultados: realização de três oficinas de arqueologia experimental sobre modelação, cozedura e uso / quebra de cerâmicas pré e proto-históricas.


Sem comentários: