terça-feira, 30 de abril de 2019

Balanço da participação nas Jornadas Fazer com tod@s - Arqueologia, museus e comunidade(s)


O projecto Outeiro do Circo participou nas Jornadas "Fazer com tod@s - Arqueologia, museus e comunidade(s) que decorreu entre os dias 26 e 27 de Abril no auditório do Museu do Côa em Vila Nova de Foz Côa. O evento foi organizado pela RIBACVDANA - Associação de fronteira para o desenvolvimento comunitário.

Durante estes dois dias reuniram-se investigadores e responsáveis de instituições que desenvolvem projectos de arqueologia e museologia social, tendo como foco os interesses e anseios da comunidade local. Entendendo-se esta, não como um bloco monolítico, mas como sendo composta por uma certa diversidade que interessa cooptar para a divulgação e protecção do património cultural.

A apresentação do Projecto Outeiro do Circo, intitulada "O Xaroco e o Projecto Outeiro do Circo. O vento como metáfora da divulgação junto da comunidade local", estava inserida no Painel I dedicado à temática da Arqueologia Pública e Comunitária. A comunicação, para além de apresentar muito sumariamente o Outeiro do Circo e as suas principais características arqueológicas, dedicava ainda atenção à componente da educação patrimonial que tem vindo a ser desenvolvida nas povoações mais próximas do povoado, nomeadamente Mombeja, Santa Vitória e Beringel.


Em seguida abordou-se parte da produção audiovisual (componente fotográfica e videográfica)  que foi sendo produzida ao longo dos anos de funcionamento deste projecto, destacando-se os vários documentários que se encontram no nosso canal do Youtube e do Vimeo.

Por fim, abordou-se todo o processo subjacente à produção do documentário Xaroco, desde a fase inicial de debate de ideias e de formalização do guião, até à noite de estreia do filme em Beja e posteriormente em Mombeja. Foram também destacados outros eventos onde se abordou a relação da(s) comunidade(s) com a arqueologia, envolvendo ainda a apresentação do Xaroco, e uma componente dedicada à gastronomia local e ao cante.  


Sem comentários: