segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Outeiro do Circo e Inatel

O Projecto Outeiro do Circo desenvolveu 4 acções de formação, a convite da Fundação Inatel, no âmbito do Programa Inatel 55 +.pt, destinado a pessoas com 55 ou mais anos, com o objectivo de estimular a participação cívica e o envelhecimento activo. 
As formações decorreram nas instalações do Hotel Francis, em Beja, em sessão teórica, e no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano, com visitas comentadas. 
As sessões teóricas incidiram numa apresentação sobre o Projecto Outeiro do Circo, onde se procurou fazer um breve enquadramento sobre os objectivos e principais resultados da investigação arqueológica neste sítio, seguindo-se um desenvolvimento sobre o Programa de Educação Patrimonial e de Arqueologia Comunitária para além dos aspectos relacionados com as formas de divulgação do conhecimento desenvolvidas neste projecto. O objectivo destas sessões centrava-se na sensibilização para a importância a atribuir às comunidades locais na valorização e protecção do património arqueológico e eram completadas com uma parte final de debate.
Após a sessão teórica, as formações foram continuadas com a realização de visitas comentadas a um espaço museológico na Rua do Sembrano, onde os participantes puderam ter contacto com a preservação in situ de vestígios arqueológicos, e ao mesmo tempo conhecer um pouco sobre o passado da cidade de Beja e também sobre as novas realidades documentadas no Alentejo através da exposição temporária dedicada aos 20 anos de trabalhos arqueológicos no âmbito do projecto Alqueva. 
Os grupos participantes eram oriundos das regiões do Porto, Lisboa, Setúbal, Leiria, Coimbra, Guarda e Castelo Branco, num total de 184 assistentes. 
As sessões foram dinamizadas por Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo e decorreram nos dias 27 de Novembro, 4, 11 e 18 de Dezembro. 




Sem comentários: