sábado, 21 de dezembro de 2024

Projeto Outeiro do Circo em Granada (Espanha)

O Projeto Outeiro do Circo participou no I Congreso Internacional Producción y Consumo en el Calcolítico y la Edad del Bronce de la Península Ibérica, que decorreu na Universidade de Granada entre os dias 27 e 29 de Novembro. 

Esta participação resulta da colaboração com o Odyssey Sensing Project, um projeto da responsabilidade da ERA Arqueologia, em consórcio com as universidades de Aveiro e da Maia, no âmbito do qual foram efetuados levantamentos com drone equipado com LiDAR numa série de povoados fortificados da Idade do Bronze no Alentejo Interior, entre os quais se incluiu o Outeiro do Circo. 

A comunicação "Teledectando el paisaje fortificado del Bronce Final en el valle medio del Guadiana", foi apresentada por Miguel Serra, responsável científico do Projeto Outeiro do Circo, num trabalho conjunto com João Fonte e Tiago do Pereiro, do Projeto Odyssey e da ERA Arqueologia. 

Assim, foi possível obter novas plantas e rever as áreas de ocupação de um importante conjunto de sítios, como o Outeiro do Circo e os Castelos de Baleizão, no concelho de Beja, o Castro de Ratinhos, em Moura, ou os povoados do Laço, Misericórdia, Crespa, São Brás, Alpedrede/Moitão d`Altura e Quinta do Pantufe, em Serpa. 

Estes trabalhos permitem novas perspetivas que irão explorar e compreender melhor a organização e extensão dos povoados fortificados do Bronze Final, aportando valiosa informação que enriquece o conhecimento histórica da região. 

No seguimento desta colaboração entre o Projeto Outeiro do Circo e o Projeto Odyssey foi também publicado um trabalho específico sobre um dos sítios abrangidos pela apresentação em Granada, o Castro de Ratinhos, que foi objeto de levantamentos drone-LiDAR e de prospeção geofísica magnética, a cargo da ERA Arqueologia, e que já se encontra disponível.

Fonte, J.; Pereiro, T. e Serra, M. (2024), Novos dados sobre o Castro de Ratinhos (Moura, Baixo Alentejo) a partir de prospeção geofísica magnética e levantamento drone-LiDAR. Cuadernos de Prehistoria y Arqueologia de la Universidad Autónoma de Madrid, 50(2): 119-135.


Sem comentários: