quinta-feira, 26 de dezembro de 2024

O Outeiro do Circo e a tafonomia


Em recente artigo publicado na revista Al Madan (edição impressa, n.º 27, de Novembro de 2024), os autores, Nelson J. Almeida e Mariana Nabais, deixam um importante contributo relativo ao papel da análise tafonómica em zooarqueologia, aplicada a contextos pré e proto-históricos. 


Entre os cinco sítios selecionados para ilustrar diversos exemplos da aplicação da análise tafonómica aprofundada, encontra-se o Outeiro do Circo, na sequência dos trabalhos desenvolvidos pelo primeiro autor no estudo da coleção faunística deste sítio. 

Assim, são destacadas evidências de ossos que exibem alterações térmicas devido a queima e possível fervura, que remetem para distintas atividades, desde as ligadas àss ustilizações culinárias até ao uso de restos ósseos como combustível para o fogo.

Este trabalho apenas se encontra disponível de momento na versão impressa da Al Madan, mas os estudos tafonómicos realizados no Outeiro do Circo estão publicados em diversos artigos, nomeadamente em:

ALMEIDA, N. J.; SERRA, M., PORFÍRIO, E. e SILVA, S. (2023), Animal exploitation in Southwestern Iberia at the end of the second millennium BCE: insights from the Late Bronze Age of Outeiro do Circo (Beja, Portugal). Complutum, 34 (1), p. 57-83. 

Sem comentários: