terça-feira, 31 de agosto de 2010

Comunicado de Imprensa n.º 2

Apesar de algum atraso, publicamos a Nota de Imprensa n.º 2 e alguns links da comunicação social que lhe fazem referência:
Povoado da Idade do Bronze em Mombeja revela muralhas únicas

Trabalhos arqueológicos no Outeiro do Circo (Mombeja/Beringel) prosseguem até 27 de Agosto para tentar determinar a complexidade das muralhas que rodeavam o enorme povoado da Idade do Bronze Final (1200 – 800 a.C.).

O projecto de investigação arqueológica que desde 2008 decorre num dos mais importantes povoados da Idade do Bronze no Sul da Península Ibérica, permitiu colocar a descoberto um troço de muralha bastante diferente do que se esperava inicialmente.
Os trabalhos dirigidos pelos arqueólogos Miguel Serra e Eduardo Porfírio, membros do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto e da empresa Palimpsesto, Lda. têm sido centrados numa zona do talude que oculta a extensa muralha que rodeia a totalidade do povoado.

Com cerca de 17 hectares, figura entre os maiores povoados conhecidos desta época que normalmente não ultrapassam os 5 a 6 hectares, o que lhe permite atribuir um papel capital no controle de um vasto e rico território no centro dos férteis “Barros Negros” de Beja.
Devido à realização de outros projectos na região, sabemos actualmente que o Outeiro do Circo não se encontrava isolado, mas dominaria uma vasta rede de pequenos sítios de planície que fariam a exploração deste território.

É o caso de Arroteia 6, um pequeno povoado aberto localizado a menos de 1 km do Outeiro do Circo, e que foi intervencionado pela empresa Palimpsesto, Lda no âmbito de uma obra de abastecimento de água da responsabilidade da EMAS, EEM. Neste sítio foram encontradas algumas estruturas e materiais relacionados com a prática agrícola, que permitem situá-lo na dependência das comunidades que habitariam o povoado principal localizado no Outeiro do Circo, que assumiria o papel de grande centro de poder desta região.

Durante as escavações realizadas no corrente mês de Agosto tem sido possível compreender como se estruturava a complexa muralha composta por um muro periférico de contenção a uma rampa de barro que consolidava a base de uma muralha na zona mais elevada, conferindo um aspecto imponente a toda a estrutura que servia como arma intimidatória mesmo a grandes distâncias.

Diversos voluntários, estudantes de arqueologia de universidades portuguesas e profissionais de outras áreas, têm participado nos trabalhos que também começam a abranjer a área habitacional onde se esperam mais novidades sobre a organização interna deste espaço.

Outro grande objectivo dos responsáveis tem sido a organização de um programa contínuo de visitas guiadas durante as escavações como forma de dar a conhecer à comunidade a importância dos resultados obtidos, mas também para ajudar a compreender a natureza dos trabalhos arqueológicos e sensibilizar as populações para a salvaguarda e protecção do património cultural como factor de desenvolvimento local.

Os resultados da intervenção de 2010 permitem perspectivar novos rumos para a investigação a realizar nos próximos anos, com o objectivo de aferir o estado de conservação das esruturas de habitação de modo a conseguir obter uma visão mais completa sobre o quotidiano dos seus habitantes e começar a criar as condições para tornar visíveis as estruturas mais significativas atraindo visitantes ao local.

Este projecto tem merecido o apoio da Câmara Municipal de Beja, Junta de Freguesia de Mombeja e da empresa de arqueologia Palimpsesto, Lda., esperando envolver futuramente outras instituições através da formalização de novas candidaturas.


Jornal "Público"

Rádio Pax

Rádio Voz da Planície

Jornal "Alentejo Popular"

Sem comentários: