quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Novo artigo!

Já se encontra disponível mais um novo artigo do Projeto Outeiro do Circo.

Da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, o artigo "Memoria, Investigación y Comunidad. Experiencias de participación comunitária desde el proyecto arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", integra o volume de Actas das I Jornadas de Patrimonio Rural "Sierra de Gata", que se realizaram em Hernán-Pérez (Cáceres), em Dezembro de 2023. 

Para aceder ao artigo clique AQUI

Resumo:

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) integra vertentes de Educação Patrimonial, Arqueologia Pública e Comunitária, na investigação sobre este povoado do Bronze Final. 

Foi concebido um programa de iniciativas para envolver a comunidade de Mombeja, localidade mais próxima, em parte, devido ao desconhecimento relativo ao sítio, apesar deste ser referido em bibliografia arqueológica desde os anos de 1940 e estar associado a várias lendas centenárias. 

As escavações arqueológicas, iniciadas em 2008, foram sempre abertas ao público, permitindo criar laços com a comunidade, fortalecidos pelo envolvimento direto em iniciativas promovidas no sítio arqueológico e na aldeia vizinha. 

O evoluir dos trabalhos conduziu ao aumento das expetativas entre a população, pela possibilidade do Outeiro do Circo se tornar um ponto de interesse para atrair gente à região, situação ainda não cumprida integralmente. 

No entanto, o reconhecimento da importância do Outeiro do Circo, nunca foi colocado em causa, surgindo uma apropriação do sítio por parte dos agentes locais.

Atualmente, o Outeiro do Circo surge como referência de iniciativas locais, como a recentemente criada prova desportiva “Trilhos do Outeiro do Circo”. 

A identificação da comunidade local, com o projeto, permite hoje que o Outeiro do Circo seja usufruído e utilizado como uma autêntica marca da aldeia de Mombeja. 

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

Mesa redonda "Educação Patrimonial: como comunicar?"

No passado dia 8 de Novembro, o Projeto Outeiro do Circo marcou presença na mesa redonda "Educação Patrimonial: como comunicar?", realizada na Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.  

Eduardo Porfírio, co-responsável científico do projeto, apresentou o tema "Comunicar e divulgar a arqueologia. Breve apresentação sobre o caso do Projeto Outeiro do Circo (Beja, Alentejo, Portugal)", que incluiu um enquadramento sobre a relevância do programa de Educação Patrimonial do projeto, as principais formas de comunicação desenvolvidas nesta matéria, bem como as dificuldades sentidas, mas também os sucessos alcançados. 


A iniciativa contou ainda com apresentações sobre outros casos, como o projeto "Arqueologia nas Freguesias", da Câmara Municipal de Serpa, o "Pre&Historic Skills", de Pedro Cura e o "Os Arqueólogos não escavam Dinossauros", de Susana Nunes da empresa Palimpsesto. 

A sessão contou com a moderação de Sara Cura (Comunicar Arqueologia), que lançou várias questões aos intervenientes, para aprofundamento dos temas e gerou um largo debate com o público. 


Esta mesa redonda contou com a organização da Universidade de Évora, em parceria com a Câmara Municipal de Serpa e da Comunicar Arqueologia e foi revelado no final, que será transformada em publicação, e que irá contar com o contributo do Projeto Outeiro do Circo.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Projeto Outeiro do Circo participa na Mesa Redonda "Educação Patrimonial: como comunicar"

 O Projeto Outeiro do Circo participa na Mesa Redonda "Educação Patrimonial: como comunicar" através da presença de Eduardo Porfírio e Miguel Serra. Este evento realiza-se amanhã dia 8 de novembro, no anfiteatro 131, da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora.

A mesa redonda é organizada por Sara Cura, Miguel Serra e Nelson J. Almeida, com moderação de Sara Cura, e a participação de Eduardo Porfírio (Câmara Municipal de Sintra), Miguel Serra (Câmara Municipal de Serpa), Pedro Cura (Pre&Historic Skills) e Susana Nunes (Palimpsesto).

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Novo artigo!

No passado dia 1 de Novembro, decorreu em Palmela a apresentação da obra "Fazer o Lume, Fazer a Luz, Arqueologia do Fogo", que reúne as comunicações das Jornadas Internacionais de Arqueologia realizadas em Junho de 2023. 

O Projeto Outeiro do Circo marcou presença nas jornadas com uma comunicação que agora é publicada no livro de actas, com o título "Firewall(s). O elemento fogo nos processos construtivos da muralha do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja)", num trabalho assinado por Miguel Serra, Eduardo Porfírio, Sofia Silva, Sofia Soares, João Barreira, Nelson J. Almeida e Fernando Castro. 

O artigo encontra-se disponível no perfil do Projeto Outeiro do Circo em academia.edu (AQUI) e na página de bibliografia deste blogue.