sábado, 31 de outubro de 2020

10 anos do Projecto Outeiro do Circo (2008-2018) - Novo artigo

Foi publicado um novo artigo do Projecto Outeiro do Circo, que constituí uma síntese de 10 anos de trabalhos desenvolvidos entre 2008 e 2018. 

O artigo foi publicado na revista online Alkalathem, editada pelo CEPAE - Asociación Centro de Estudios de las Peñas de Alcalatén y su Entorno, de Guadalajara, Espanha, fruto de colaboração entre esta instituição e o Projecto Outeiro do Circo.

Serra, M. e Porfírio, E. (2020), Dez anos do Projeto Outeiro do Circo 2008-2018 (Beja: Portugal): um imenso povoado fortificado da Idade do Bronze. Alkalathem, 2, pp. 40-49.

Link para a revista Alkalathem: AQUI

Link directo para o artigo: AQUI (também disponível no separador de Bibliografia deste blogue).

Resumo: O Projeto Outeiro do Circo desenvolve-se desde 2008, liderado por elementos da empresa de arqueologia Palimpsesto e do Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património da Universidade de Coimbra. O sítio que lhe dá nome, o Outeiro do Circo, é um dos maiores povoados da Idade do Bronze Final do Sudoeste Peninsular, conhecido desde o século XVIII, através de lendas locais, mas cuja investigação apenas se iniciou na década de 70 do século passado. As escavações arqueológicas realizadas entre 2008 e 2017 permitiram definir a importância da ocupação do Bronze Final, mas também outras possíveis ocupações mais discretas do Calcolítico e da Idade do Ferro. Os resultados obtidos confirmam o papel central que o Outeiro do Circo assumiu no quadro do povoamento regional durante o Bronze Final.

Sem comentários: