domingo, 16 de agosto de 2020

Notas de campo (2) - Campanha de 2020

Cumpriu-se a 2ª semana de escavações da campanha de 2020 no Outeiro do Circo, com a continuação dos trabalhos na sondagem 8 e na zona da muralha.
Na sondagem 8 continuou-se a delimitação e escavação de níveis com presença de materiais cerâmicos, com destaque para as peças decoradas, e metálicos da Idade do Ferro, seguindo-se a remoção de outros níveis que revelam apenas a presença de materiais atribuíveis à Idade do Bronze. 


Na sondagem sobre a muralha, procedeu-se à remoção de níveis de derrube, começando a evidenciarem-se alguns vestígios relacionados com a construção da muralha, como revelado pela presença de grande quantidade de blocos de barro cozido, que corresponderão a uma rampa de barro, já detectada em trabalhos anteriores. 
Destaque também para o aparecimento das primeiras cerâmicas de "ornatos brunidos", do Bronze Final, provenientes da zona da muralha. 

Tal como na semana anterior, dinamizaram-se mais duas Barferências, destinadas aos voluntários, e que decorreram novamente no espaço do café Esquina do Mousinho, em Mombeja. 
A 1ª sessão realizou-se no dia 12 de Agosto, e contou com uma apresentação a cargo de Vítor Silva, arqueólogo que participa, como voluntário, no projecto pela primeira vez e que deu a conhecer aos restantes assistentes os resultados dos seus trabalhos sobre o Castro de São Caetano (Monção), da II Idade do Ferro. 
No dia seguinte realizou-se nova Barferência, dinamizada por Nelson J. Almeida, zooarqueólogo, investigador da UNIARQ - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, responsável pelo estudo das faunas do Outeiro do Circo e que integra a equipa de campo pela segunda vez. A apresentação dividiu-se em duas partes, sendo a primeira constituída por uma acção de formação sobre o que é a zooarqueologia e na segunda parte foram apresentados os resultados do estudo das faunas do Outeiro do Circo, que serão publicadas brevemente. 

A 2ª quinzena contará com uma nova equipa, com voluntários provenientes das Universidades de Coimbra, Lisboa e Évora, prevendo-se que os trabalhos permitam a definição das estruturas da Idade do Bronze Final do sector da muralha e na zona interior do povoado, até final do mês. 
Por fim, aqui fica o nosso agradecimento a todos os participantes da 1ª quinzena por todo o esforço e empenho que colocaram no trabalho: Nelson J. Almeida, Vítor Silva, Borja Seoane, Elena Duque, Catarina Sousa, Ana Santos e Gustavo Silva. 









Sem comentários: