domingo, 9 de agosto de 2020

Notas de campo (1) - Campanha de 2020

Terminada a primeira semana da campanha arqueológica de 2020 no Outeiro do Circo.
Uma semana marcada pelo intenso calor, que se iniciou com a limpeza do terreno, tarefa realizada pela equipa da Protecção Civil da Câmara Municipal de Beja. No primeiro dia houve também lugar a uma apresentação sobre o Outeiro do Circo aos novos voluntários, seguindo-se as acções de remoção da selagem da área de escavação e a limpeza de toda a área a intervencionar. 


Prosseguiram os trabalhos de escavação no alargamento da sondagem 8, no qual se procedeu à remoção de um nível com grande quantidade de materiais da Idade do Ferro, não sendo ainda totalmente perceptível que tipo de ocupação ou utilização foi dada a esta área durante este período. 
No prolongamento para a zona da muralha iniciou-se a remoção de um nível de pedras que formam um derrube, sendo de destacar o facto dos materiais daí recolhidos se inserirem todos na Idade do Bronze, não havendo indicações de se encontrar revolvido pelas práticas agrícolas mais recentes, ao contrário do que sucedeu num outro sector da muralha escavado em anos anteriores. 

Na próxima semana prevê-se a escavação de níveis preservados da Idade do Bronze, quer na área de alargamento, quer na zona da muralha, na qual existe a expectativa desta apresentar um bom nível de conservação, dada a inexistência de revolvimentos recentes. 
Para além dos trabalhos de campo, desenvolveram-se duas sessões de Barferência, destinadas aos participantes no projecto, e que tiveram lugar no Café Mouzinho, em Mombeja. A primeira Barferência foi conduzida por Miguel Serra, centrando-se numa apresentação geral sobre a investigação no Outeiro do Circo, enquanto que a segunda sessão ficou a cargo de Borja Rey Seoane, voluntário na campanha deste ano e doutorando na Universidade de Santiago de Compostela, com uma apresentação sobre arqueologia experimental em artefactos líticos de uso culinário na Cultura Castreja. 







Sem comentários: