quinta-feira, 16 de maio de 2019

"Pedra, terra e madeira". Comunicação sobre o Outeiro do Circo em Coimbra

O Projecto Outeiro do Circo participou nas V Jornadas de Pré e Proto-História da Universidade de Coimbra, no passado dia 14 de Maio.
Esta edição das Jornadas centrou-se nos aspectos metodológicos relacionados com o estudo da pré e da proto-história, contando com intervenções bastante variadas que abordaram métodos e estratégias de atuação relativos à Arte Rupestre, Antropologia Biológica, Megalitismo, Ambientes Cársicos, Terraços Fluviais Pleistocénicos, entre outros.
A presença do Projecto Outeiro do Circo pretendia mostrar um exemplo dos métodos aplicados ao estudo de uma muralha da Idade do Bronze.
A comunicação, a cargo de Miguel Serra, assinalou a estratégia de estudo desenvolvida no marco da investigação realizada no Outeiro do Circo entre 2008 e 2017, e as diferentes áreas de análise aplicadas ao estudo da muralha, desde a fotointerpretação, prospeção selectiva e prospeção geofísica, escavação arqueológica, análise poliorcética, arqueologia experimental, etc., afirmando-se a necessidade de conjugação de dados de várias proveniências para fundamentar a interpretação arqueológica.
Resta-nos deixar o nosso agradecimento à organização pelo convite e pelas excelentes jornadas.


V Jornadas de Pré e Proto-História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foto de Diogo Teixeira Dias.

Sem comentários: