segunda-feira, 19 de junho de 2017

Ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" - 3ª sessão

A 3ª e última sessão do ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" terá lugar no próximo dia 22 de Junho às 21:30 na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago.

Recintos de fossos pré-históricos na região de Beja: um património tão desconhecido quanto notável e ameaçado.
António Carlos Valera
Era Arqueologia S.A.
ICArEHB – Universidade do Algarve

Resumo
As últimas décadas têm vindo a revelar no interior alentejano, e com particular incidência no concelho e distrito de Beja, um notável património arqueológico pré-histórico: os recintos de fossos. Comum em toda a Europa, este tipo de sítio só recentemente começou a revelar a sua importância em Portugal e na Península Ibérica, apresentando hoje o Alentejo uma das mais significativas concentrações.
Um notável património, que, com a sua monumentalidade, desenhos arquitectónicos, natureza contextual e relações transregionais, altera profundamente a visão que se tinha das comunidades pré-históricas que habitaram a região. Centrais na compreensão de um momento importante da evolução humana e das paisagens da região, este património é tão importante quanto desconhecido e por isso desvalorizado e ameaçado. A sua activação social é fundamental para que possa ser protegido e transformar-se em recurso cultural e económico. E o primeiro passo é tornar-se conhecido.

Sem comentários: