domingo, 14 de agosto de 2016

Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2016 - 2ª sessão

A equipa do Projecto Outeiro do Circo lamenta informar que a conferência agendada para a próxima 3ª feira dia 16 de Agosto, que iria ser proferida pelo Professor Ignacio Pavón Soldevila, teve de ser cancelada por razões de ordem pessoal que impediram a deslocação do orador até Beja.
Assim, e de modo a manter a calendarização anunciada, informamos que em sua substituição irá ser proferida uma apresentação especificamente relacionada com o Projecto Outeiro do Circo a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio.
A sessão terá início às 21:30 de dia 16 de Agosto no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja.

O Povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja). Da Investigação à Educação Patrimonial.
Miguel Serra e Eduardo Porfírio
Palimpsesto / CEAUCP
miguelserra@palimpsesto.pt / eduardoporfirio@palimpsesto.pt

Resumo
O povoado fortificado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja) é alvo de trabalhos de investigação arqueológica de forma continuada desde 2008 e que têm permitido a realização de diversas áreas de escavação, entre outros trabalhos, ao longo de dois projectos.
O primeiro destes projectos, desenvolvido entre 2008 e 2013, incidiu primordialmente no estudo e escavação da muralha em talude que rodeia este imenso povoado que possui uma área total de 17 hectares, o que o torna um dos maiores para este período na Península Ibérica. 
O projecto de investigação actualmente em curso persegue objectivos diferentes e centra-se no estudo da área interior do povoado, com o intuito de documentar os aspectos quotidianos dos seus habitantes.
Os resultados alcançados até ao momento revelaram a existência de um troço de muralha bem conservado e que exibe grande complexidade construtiva, integrando um muro superior, rampas e plataformas para sustentação das encostas e um muro de contenção construído sobre um fosso desactivado. No vasto espaço interior do povoado tem sido possível recolher grande quantidade de materiais arqueológicos relacionados com a presença humana nesta área, incluindo materiais de épocas mais recentes (Idade do Ferro, Época Romana e Época Medieval), sem que no entanto subsistam evidências de construções de qualquer tipo, devido à escassa potência estratigráfica e ao grande nível de afectação provocado pela agricultura mecanizada ao longo dos anos.
Para além dos resultados científicos será também apresentado o programa de Educação Patrimonial criado para interligar o trabalho científico realizado no Outeiro do Circo com as populações locais e que se tem procurado expandir, quer ao nível do tipo de actividades realizadas quer na abrangência geográfica do seu espaço de actuação privilegiado. 

Sem comentários: