quarta-feira, 27 de abril de 2016

III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição - Estratégias de povoamento. Évora, 28 a 30 de Abril


O Projecto Outeiro do Circo irá estar presente no III Congresso Internacional sobre Arqueologia de Transição dedicado ao tema “Estratégias de Povoamento” e que decorrerá entre os dias 28 e 30 de Abril na Universidade de Évora.
Será apresentada a comunicação intitulada “Estratégias de Povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja”, a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio.

Resumo
A região de Beja foi cenário de inúmeros trabalhos arqueológicos nos últimos 10 anos que têm revolucionado o nosso conhecimento sobre as formas de ocupação deste território durante a pré-história recente.
Os novos dados, maioritariamente oriundos da “arqueologia preventiva”, permitem traçar um cenário mais complexo sobre o povoamento entre o Bronze Pleno e o Bronze Final.

O Bronze Pleno é marcado por ocupações de planície sem preocupações defensivas localizadas em zonas de grande potencial agrícola nas proximidades de cursos de água secundários. No Bronze Final evidencia-se uma hierarquização assente na variabilidade, surgindo povoados fortificados em altura, outros localizados em zonas de controlo de vias fluviais, com ou sem muralhas, e alguns povoados de planície que mantêm as mesmas caraterísticas do período anterior. 

Sem comentários: