segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Notas de Campo (3) - Campanha de 2015

Durante a 2ª semana prosseguiram os trabalhos em todas as áreas em curso de escavação, tendo sido possível concluir a sondagem 5 que revelou o substrato geológico muito superficial e sem estruturas arqueológicas apesar da presença de grande quantidade de material cerâmico de diversas épocas.
Também no alargamento da sondagem 3 se registou o substrato geológico num nível muito superficial o que mais uma vez atesta a pouca potência estratigráfica do topo do povoado.
Na sondagem 3 continuam os trabalhos de escavação de uma fossa e de remoção de um nível pétreo.

Esta semana também assinalou o início dos trabalhos de tratamento de materiais que pela primeira vez decorrem de modo totalmente aberto ao público, permitindo a qualquer interessado contactar com os materiais arqueológicos de forma mais direta. Estes trabalhos são desenvolvidos no Museu Jorge Vieira entre as 14:00 e as 16:00.

Durante estas duas semanas foi também efetuada a recolha de imagens e diversas entrevistas para um documentário produzido por um dos participantes da escavação, o Manuel Monteiro a quem agradecemos o entusiasmo e a sugestão que imediatamente acolhemos. Resta esperar para ver o resultado final...
O ciclo de conferências prosseguiu com mais duas apresentações, a primeira no dia 11 a cargo de Juan Batanero que nos presenteou com um interessante projeto recentemente iniciado na região de Guadalajara (Espanha) e que importará acompanhar e no dia 12 foi a vez de António Monge Soares nos trazer um tema que gerou natural curiosidade entre os assistentes, a metalurgia do ouro, centrada em exemplos de Perdigões (Reguengos de Monsaraz) e do Castro de Ratinhos (Moura).
O final da 1ª quinzena da campanha de 2015 do Projeto Outeiro do Circo assinalou a despedida da maioria dos voluntários que nela participaram. Assim, resta-nos agradecer a todos os participantes: Manuel, Luís, Francisco, Andrea, Laura, Carmen, Marta (que continua na 2ª quinzena) e aos que só podendo estar presentes durante pouco tempo não deixaram de dar uma ajuda durante as escavações: Rafa, Juan e Gabriel.

Sem comentários: