quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Ciclo de conferências Outeiro do Circo 2015 - 4ª sessão

Prossegue hoje o Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2015 às 18:00, na Cooperativa Proletário Alentejano (Largo dos Duques de Beja, 7, Beja). Esta sessão estará a cargo de António Monge Soares (C2TN/IST/Universidade de Lisboa)  com o tema "A metalurgia pré e proto-histórica do ouro no Sudoeste português"
Perdigões

Ratinhos

Resumo:
Dois conjuntos de jóias de ouro, um dos inícios da metalurgia deste metal (entre 2500 e 2000 a.C.) e outro da Idade do Ferro (séc. VII a.C.), ambos encontrados em escavações arqueológicas, serão objecto de análise.
Quanto ao primeiro, o mais antigo, encontrado numa sepultura megalítica nos Perdigões (Reguengos de Monsaraz), as análises efectuadas peritiram verificar a utilização de um ouro aluvial muito puro, o qual sofreu um processo termomecânico que permitiu a obtenção de lâminas extremamente finas.

O segundo conjunto, encontrado no Castro dos Ratinhos (junto à Barragem do Alqueva) e constituido por botões de ouro, é testemunho de uma metalurgia mais evoluida. Além disso, a tipologia e a composição química destas últimas jóias são muito semelhantes às de outros botões de ouro, com a mesma cronologia, encontrados próximo de Portalegre e de Torres Vedras. Todas estas semelhanças indiciam a existência de uma mesma oficina para a manufactura destes três conjuntos de botões de ouro.

Sem comentários: