domingo, 7 de junho de 2015

Oficinas de Arqueologia Experimental em Arouca - Sessão 2 - 16 de Maio

Apesar do atraso deixamos aqui o registo da segunda sessão das oficinas de arqueologia experimental realizadas em Arouca no dia 16 de Maio.
Depois de uma primeira sessão onde os participantes puderam experimentar a sua criatividade na modelação de peças foi a vez se verificar se estas passariam o teste da cozedura.

Após se verificar o estado das peças, após uma semana de secagem, houve lugar a mais uma sessão teórica que incluiu a visualização de vídeos de edições anteriores para que os participantes pudessem ter contacto com os pormenores da atividade a realizar.

Enquanto decorriam os trabalhos preparatórios do terreno onde se iriam fazer as fogueiras para a cozedura das peças, alguns participantes aproveitaram para fazer novas experiências, nomeadamente a nível das técnicas decorativas e de polimento ou brunimento.

Durante a pré cozedura, indispensável para garantir maior sucesso durante a cozedura, o Museu Municipal de Arouca brindou os participantes com uma visita guiada às coleções de etnografia, arqueologia e geologia

Aproveitando o tempo necessário para colocar os materiais nas duas fogueiras, alguns participantes resolveram mais uma vez tomar a iniciativa de testar a sua criatividade, nomeadamente através de alguns ensaios de pintura sobre as cerâmicas.

No terreno anexo ao Museu Municipal de Arouca, e após assegurar todas as medidas de segurança necessárias, iniciou-se a cozedura das peças cerâmicas em duas experiências distintas, uma em fogueira aberta e outra em soenga.


Foi com natural expetativa que se aguardou para observar o resultado final da cozedura, mas enquanto tal não acontecia os participantes tiveram oportunidade para partir à descoberta do centro histórico de Arouca, com destaque para o seu famoso Mosteiro. Apesar de algumas peças não terem permanecido intactas após a cozedura, muitas houve que passaram no teste com distinção para agrado dos respetivos "oleiros/as".

A última ação desta iniciativa passou pela lavagem e observação das peças, aspeto importante para corrigir erros em futuras sessões.
Resta-nos agradecer o empenho de todos os que participaram em mais esta edição do faCta e às entidades que possibilitaram o sucesso da iniciativa, nomeadamente à Câmara Municipal de Arouca, Museu Municipal de Arouca, Associação Geoparque Arouca, o projeto ARQ4ALL e à empresa Palimpsesto.

Recordamos que o faCta consiste na realização de oficinas de arqueologia experimental sobre cerâmica pré e proto-histórica, sendo um projeto autónomo decorrente da investigação científica realizada no âmbito do Projeto Outeiro do Circo.
Os interessados na realização destas oficinas deverão entrar em contacto para: miguelserra@palimpsesto.pt

Sem comentários: