quinta-feira, 4 de junho de 2015

A ocupação do território 7

 Misericórdia 2 (Beringel) - povoado de fossas do Bronze Pleno/Final

O sítio de Misericórdia 2, localizado na freguesia de Beringel a curta distância do povoado fortificado do Outeiro do Circo, corresponde a um sítio de fossas enquadrado no Bronze Pleno e Final.
Foi intervencionado por uma equipa da empresa Omniknos no âmbito da construção do IP8 em 2011, numa área de pendente junto a um conjunto de cerros entre os afluentes da Ribeira da Figueira, numa altitude média de 175 m.
No decurso da intervenção foram escavadas 6 fossas onde se recolheu um importante espólio cerâmico muito variado (taças, tijelas, taças carenadas, globulares, potes, vasos de corpo troncocónico, vasos de colo estrangulado, taças/tijelas de base plana, bases planas e vasos de base plana) e dentro do qual se destaca a presença de fragmentos com decoração incisa com paralelos em Cogotas. Também é de referir a presença de alguns elementos metálicos, sobretudo uma ponta de seta e um fragmento de uma possível fíbula, para além de vestígios de fundição entre os quais dois fragmentos de cadinhos (Castanheira, 2015).
A manutenção da ocupação humana neste sítio até ao Bronze Final poderá indiciar a sua integração na estrutura de povoamento associada ao Outeiro do Circo e que integra outros sítios de planície, e não só, localizados nas proximidades, como por exemplo Arroteia 6, Pedreira de Trigaches 2, Monte do Bolor 3, Pisões 5, Aldeia da Ribeira 6 ou Bela Vista 3, todos situados a distâncias inferiores a 7 km do Outeiro do Circo (Serra, 2014: 82).
Localização do sítio de Misericórdia 2 na CMP 509
Cerâmica com decoração tipo Cogotas (adaptado de Castanheira, 2015: 58)

Bibliografia:
CASTANHEIRA, P. (2015), Misericórdia II (Beringel, Beja): algumas notas para o estudo do Bronze Final nas Terras de Barros. Apontamentos de Arqueologia e Património. 10. ERA-Arqueologia. Lisboa, pp. 53-61.
SERRA, M. (2014), Muralhas, Território, Poder. O papel do povoado do Outeiro do Circo (Beja) durante o Bronze Final. In VILAÇA, R. e SERRA, M. (eds), Idade do Bronze do Sudoeste. Novas Perspectivas sobre uma velha problemática. Coimbra: DHEEAA-FLUC/CEAACP/Palimpsesto, pp. 73-97.

Sem comentários: