quinta-feira, 23 de abril de 2015

Balanço e fotos do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Santa Vitória (Beja)

As actividades de 2015 do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Beja centraram-se desta vez em Santa Vitória. 
No dia 17 teve lugar no Centro Social de Santa Vitória uma conferência sobre a Idade do Bronze na região de Santa Vitória, que contou com cerca de 30 participantes e que pretendeu dar a conhecer à população local a importância dos achados desta época na área da actual União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja. 
Foram descritos alguns dos achados mais emblemáticos desta região, como as várias necrópoles de cistas aí conhecidas e as estelas de tipo alentejano, do Bronze Médio, para além de diversos materiais arqueológicos, com amplo destaque para as taças de tipo Santa Vitória. Também se falou um pouco dos trabalhos arqueológicos mais recentes que têm permitido a identificação de novos sítios, como os povoados abertos de planície e também do projeto de investigação em curso no Outeiro do Circo, que serviu para enquadrar as mudanças sofridas nesta região durante o Bronze Final.
Na parte final da apresentação deu-se nova primazia às taças de tipo Santa Vitória, mostrando algumas imagens de arqueologia experimental numa tentativa de criação de uma réplica de uma peça deste tipo, que foi realizada pelo artista plástico Joaquim Alberto Fernandes Gonçalves, a quem se agradece a disponibilidade. Como surpresa reservada para o fim, presenteou-se a Junta de Freguesia com a oferta desta réplica que pôde ser não só observada, mas também manuseada pelos participantes, gerando natural curiosidade. 
 Apresentação no Centro Social de Santa Vitória
Debate no Centro Social de Santa Vitória
 Debate no Centro Social de Santa Vitória
 Réplica de Taça tipo Santa Vitória

No dia seguinte foi a vez de um muito participado percurso pedestre, com cerca de 100 inscritos, que se iniciou com uma breve explicação no Monte do Ulmo, acerca da sua história recente enquanto importante unidade agrícola, mas também sobre a necrópole de cistas aí existente e que foi estudada por Abel Viana nos anos 40 do século XX. Há desde já que agradecer ao seu proprietário, Sr. Cesário Colaço, pela amabilidade na recepção aos participantes neste evento.
Em seguida foram percorridos cerca de 9 km até à Mina da Juliana que levaram os caminheiros a passearam pelas vastas planícies de Santa Vitória.
Na chegada à Barragem do Roxo, houve lugar a nova explicação, a cargo de Miguel Serra, sobre os achados da Idade do Bronze encontrados nesta mina durante o século XIX e de Sofia Soares que revelou diversos aspectos de grande interesse acerca da história da mineração deste local e dos minerais existentes na região.
 Monte do Ulmo - início de percurso pedestre
 Chaminé do Monte do Ulmo
 Planícies de Santa Vitória
  Planícies de Santa Vitória
  Planícies de Santa Vitória
 Chegada à Barragem do Roxo
 Escórias na Mina da Juliana

Por fim, após o regresso a Santa Vitória, os participantes foram brindados com Cante Alentejano, a cargo do Grupo Coral Feminino de Santa Vitória, para em seguida recuperarem as forças com um belo repasto de produtos gastronómicos alentejanos oferecido pela junta de freguesia enquanto poderiam admirar alguns belos exemplos do artesanato local.
Foi mais uma iniciativa que pretendeu juntar a arqueologia a diversos outros aspectos do imenso e rico património cultural e natural desta região, cumprindo o desígnio proposto para estas comemorações de Conhecer, Explorar e Partilhar o nosso património.  
 Grupo Coral Feminino de Santa Vitória
 Gastronomia 
 Artesanato
Artesanato

Resta-nos agradecer o acolhimento que esta iniciativa mereceu da parte da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, e por toda a organização em conjunto, mais uma vez, com a Câmara Municipal de Beja. Assim, aqui fica da nossa parte um BEM HAJA muito especial à Julieta Romão, à Maria João Macedo, ao José Pereira, à Sofia Soares e a todos os outros que permanecendo na sombra contribuíram para o sucesso pleno destes dois dias.

O álbum completo com as fotos dos eventos pode ser visualizado no facebook do Projeto Outeiro do Circo.

Sem comentários: