terça-feira, 31 de março de 2015

Sabores do Barro - I Congresso Oleiros do Sul - Balanço

A participação do Projeto Outeiro do Circo no I Congresso Oleiros do Sul, integrado no evento Sabores do Barro, só pode ser considerada como extremamente positiva, sobretudo pela aprendizagem que a diversidade de temas permitiu.
Juntar numa mesma sala à conversa pessoas de tão variadas proveniências e formações, desde arqueólogos, historiadores, antropólogos, designers, economistas e sobretudo oleiros, proporcionou uma riqueza enorme na abordagem ao tema da Olaria, que se quer manter vivo!
Para além do congresso, há que registar a participação de cerca de 30 pessoas na visita guiada ao Outeiro do Circo a à micro reserva dos Colmeais, que incluiu uma caminhada a pé desde Beringel para alguns dos interessados. Refira-se que o Outeiro do Circo passou a ser incluído como ponto de interesse em muitos dos percursos pedestres que se organizam na zona, revelando uma dinâmica que ultrapassa o próprio projeto e que é de saudar.
Resta-nos agradecer à Junta de Freguesia de Beringel por nos ter possibilitado esta experiência deveras enriquecedora, na pessoa do seu presidente Arlindo Morais e à incansável Lénia Santos, por todo o apoio na parte organizativa e por ter feito parte ativa das iniciativas do Outeiro do Circo (em breve revelaremos mais uma lenda sobre o Outeiro do Circo que nos foi dada a conhecer pela Lénia e que constitui mais um contributo para a riqueza da tradição oral sobre este sítio arqueológico). Naturalmente estendemos os nossos agradecimentos e parabéns pela excelência do evento a todos os outros que aqui não mencionamos, mas que foram indispensáveis ao seu bom funcionamento durante os três dias passados em Beringel.
E uma palavra de parabéns muito especial a António Mestre por "teimosamente" manter viva a sua arte!
  I Congresso Oleiros do Sul (Centro Cultural de Beringel). Foto de Pedro Moleiro
  I Congresso Oleiros do Sul (Centro Cultural de Beringel). Foto de Pedro Moleiro
 I Congresso Oleiros do Sul (Centro Cultural de Beringel). Foto de Pedro Moleiro
 I Congresso Oleiros do Sul (Centro Cultural de Beringel)
Conferência do Projeto Outeiro do Circo
 Mostra de artesanato
 O trabalho do artesão
 A Roda de Oleiro
 António Mestre - o último oleiro de Beringel
 Olaria António Mestre
 Os "Sabores do Barro"
 Talha
Logo
 Outeiro do Circo
 Outeiro do Circo
 Outeiro do Circo
 Micro reserva dos Colmeais 
  Micro reserva dos Colmeais 
 Micro reserva dos Colmeais 

Reportagem Voz da Planície

Sem comentários: