quinta-feira, 30 de outubro de 2014

1º Fórum - Museus, Empresas e Associações de Arqueologia.

 
O Projeto Outeiro do Circo estará presente no "1º Fórum - Museus, Empresas e Associações de Arqueologia. Dinâmicas e Problemáticas Sociais na Gestão da Arqueologia em Portugal" através de uma comunicação a cargo de Eduardo Porfírio e Miguel Serra sobre divulgação do património arqueológico em meio empresarial e de investigação, centrada nas ações desenvolvidas pela empresa Palimpsesto e no programa de Educação Patrimonial desenvolvido no Outeiro do Circo.
 
Aqui fica o link para o evento: http://www.ipt.pt/forum-cph/
 
Resumo:
Algumas experiências de divulgação da arqueologia em ambiente de salvaguarda e investigação.
Miguel Serra e Eduardo Porfírio*
 
A concretização de ações de divulgação do património arqueológico em meio comercial, nomeadamente no âmbito da realização de trabalhos de minimização de impactes arqueológicos, afigura-se muitas vezes como uma tarefa difícil, quer pela própria natureza da atividade quer pela falta de diálogo entre os intervenientes. Muitos dos promotores que contratam serviços de arqueologia continuam a ver nesta atividade um “mal necessário” ao qual estão obrigados por imposições legais, atitude que pode criar sérios obstáculos à promoção dos dados obtidos, neste tipo de trabalhos arqueológicos, junto do grande público.
Por outro lado, a divulgação no seio da vertente de investigação ligada a projetos arqueológicos devidamente programados é alvo de um maior interesse por parte das entidades apoiantes, maioritariamente de cariz público, como forma de promoverem o potencial atrativo das regiões onde se inserem estes projetos.
Na presente comunicação iremos mostrar alguns exemplos práticos de formas e discursos de divulgação generalista do património arqueológico encontrados no âmbito da atividade comercial da empresa Palimpsesto e da sua articulação com um programa estruturado de comunicação com o público e de educação patrimonial levado a cabo num projeto de investigação científica no qual a Palimpsesto surge como parte ativa, utilizando esta experiência como aprendizagem para consolidar novas abordagens de fruição pública em âmbito comercial.
 
Palavras-chave: Divulgação; Arqueologia; Salvaguarda; Investigação; Educação Patrimonial
 
* Palimpsesto

Sem comentários: