segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mesa redonda: A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas

O Projeto Outeiro do Circo esteve presente na mesa redonda "A Idade do Bronze em Portugal: os dados e os problemas", realizada em Abrantes nos dias 28 e 29 de Abril, com a apresentação de uma comunicação, a cargo de Miguel Serra, intitulada "Os senhores da planície. A ocupação da Idade do Bronze nos Barros de Beja (Baixo Alentejo, Portugal)".
O tema abordado centrou-se inicialmente nas perspetivas de investigação de finais do século XX sobre este período para em seguida mostrar as alterações produzidas pelo impacto das inúmeras novidades surgidas sobretudo no âmbito da arqueologia comercial. 
Procurou-se também mostrar de que forma o Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo se articula com os dados produzidos pelas várias equipas de arqueologia que atuam nesta região.
O foco principal centrou-se na questão das arquiteturas no Bronze Médio e Final, demonstrando as mudanças de investimento construtivo, inicialmente centradas no âmbito funerário para em seguida a prioridade ser colocada ao serviço dos espaços habitados, nomeadamente dos sistemas defensivos.
 
 

Sem comentários: