segunda-feira, 11 de novembro de 2013

VII Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

O Projeto Outeiro do Circo participará mais uma vez nos Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, cuja sétima edição irá decorrer em Aroche (Espanha) nos dias 29 e 30 de Novembro e em Serpa no dia 1 de Dezembro do corrente ano.
Será apresentado um poster com o título "As cerâmicas do Outeiro do Circo (Beja): das tipologias ao estudo do povoamento" da autoria de Sofia Silva.
Resumo:
As escavações arqueológicas desenvolvidas num troço da muralha do Outeiro do Circo (Beja) entre 2008 e 2011 permitiram a definição de um complexo sistema defensivo atribuído ao final da Idade do Bronze. O estudo do conjunto cerâmico proveniente da Sondagem 1 viabilizou a aquisição de importantes elementos relacionados com as principais características morfológicas, tecnológicas e decorativas que caracterizam a produção oleira deste povoado.
Apresenta-se a tabela tipológica do conjunto cerâmico que reúne os distintos tipos de recipientes utilizados pelas comunidades que habitaram o Outeiro do Circo, evidenciando-se as particularidades formais das cerâmicas exumadas. Através da sua análise e com base nos resultados obtidos foi possível relacionar e integrar o sítio no povoamento coevo do Sudoeste Peninsular.

Sem comentários: