segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Jornadas Europeias do Património 2013

No passado dia 21 de Setembro o Projeto Outeiro do Circo participou nas Jornadas Europeias do Património em Beja com duas iniciativas.
A primeira consistiu num roteiro sobre diverso património da cidade e concelho de Beja, intitulado "15 minutos com o património" que levou os participantes a um périplo pelo centro histórico destacando diversos pontos de interesse no Museu Jorge Vieira, nas escavações da Rua da Moeda, na Igreja dos Prazeres, no Hospital da Misericórdia, nas ruas da antiga Judiaria, terminando no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano.
Neste último local falou-se de muralhas antigas e de como se procedeu à "transferência" de poder entre o Outeiro do Circo na Idade do Bronze para a cidade de Beja a partir da Idade do Ferro.
Mais tarde foi a vez do Museu Jorge Vieira acolher uma conferência subordinada ao tema da arqueologia experimental, para tentar responder à questão de como é possível chegar ao oleiro (e à sociedade onde está inserido) através das cerâmicas arqueológicas e dos processos de experimentação.
 
Apesar do pouco público presente, num dia com muita oferta cultural em simultâneo na cidade, a conferência decorreu num ritmo animado mais ao jeito de uma conversa só possível pelo interesse e curiosidade dos presentes.
 
 

Sem comentários: