domingo, 23 de junho de 2013

Balanço da Conferência na British Historical Society of Portugal

Teve lugar no passado dia 13 de Junho, no Convento das Gaeiras em Óbidos, uma conferência intitulada: "Outeiro do Circo (Beja, Alentejo): an exceptional site of the Late Bronze Age in Southern Portugal", a convite da British Historical Society of Portugal.
De modo a contextualizar o público com o tema proposto, iniciou-se a sessão com a apresentação de algumas características muito gerais da Idade do Bronze no espaço europeu, para em seguida se particularizar o caso da Península Ibérica e do Sudoeste Peninsular.
Após estes enquadramentos apresentaram-se algumas características da Idade do Bronze na região de Beja, destacando as várias realidades aí conhecidas do Bronze Médio e Final.
Para melhor compreender a importância do Outeiro do Circo na região, foram também destacados alguns povoados fortificados desta época no Baixo Alentejo, bem como outros elementos individualizadores do Bronze Final regional.
Em seguida entrou-se no tema principal com a descrição do projeto de investigação subordinado ao estudo do povoado do Outeiro do Circo e dos seus principais resultados, com destaque para o estudo dos elementos do sistema defensivo.
A segunda metade da sessão foi inteiramente dedicada às atividades de Educação Patrimonial associadas a este projeto e que mereceram especial atenção do público assistente durante o debate que se seguiu, sinal do reconhecimento público da importância deste tipo de ações.
À British Historical Society of Portugal e especialmente a David Clarke deixamos expresso o nosso agradecimento pelo convite que nos foi dirigido e pelo entusiasmo e interesse que o tema gerou entre os participantes como de resto ficou comprovado pelo animado convívio que se gerou no excelente almoço que nos foi proporcionado no Convento das Gaeiras.
 
 
 

Sem comentários: