segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Diário de Campanha (25 de Agosto)

Dia para terminar algumas pontas soltas na escavação antes de nos dedicarmos inteiramente aos registos gráficos, fotográficos e topográficos finais.
No topo da sondagem 1 deu-se por terminada a intervenção numa camada de terra argilosa que corresponde ao nível sobre o qual foi realizada a rampa de barro cozido que se detectou na zona de pendente mais inclinada, mas que não se prolongava para esta área.
Na parte baixa da mesma sondagem acabou-se a escavação do fosso após a remoção do nível de terras vermelhas, que apesar de aparentar ser de natureza geológica ainda forneceu alguns materiais cerâmicos. A secção do fosso revela uma estrutura com cerca de 3 m de largura máxima no topo por 2 m de profundidade com um perfil em U. Será praticamente impossível datar o momento de abertura deste fosso, mas esperemos que os escassos materiais e as recolhas de sedimento das diversas camadas de enchimento ajudem a datar o momento (ou momentos!) da sua desactivação e colmatação.
Há ainda que destacar a visita dos colegas da escavação do Monte da Chaminé em Ferreira do Alentejo que iniciaram mais uma campanha neste importante sítio de época romana. Apesar de não nos ter sido possível retribuir a gentileza da sua visita, resta-nos agradecer o seu interesse e as questões pertinentes levantadas sobre o nosso projecto. Desejamos-lhes uma boa campanha de escavações com muitas novidades.







Sem comentários: