quinta-feira, 29 de julho de 2010

Campanha de 2009 – Resumo

O retomar dos trabalhos de escavação em 2009 começou de forma um pouco mais auspiciosa ao ser garantido maior apoio por parte da Câmara Municipal de Beja, permitindo assim alargar o período de intervenção para 22 dias.
Participaram 14 voluntários ao longo das duas campanhas de trabalho, entre estudantes universitários de diversas áreas (arqueologia, medicina, engenharia civil, engenharia mecânica), estudantes do secundário e arqueólogos profissionais.
Após a remoção da selagem e limpeza da sondagem 1, continuou-se a aprofundar o nível estratigráfico (C.3) detectado no ano anterior e que não havia sido completamente escavado.
As restantes camadas identificadas correspondiam a níveis selados com presença de materiais exclusivamente da Idade do Bronze, sobretudo taças carenadas brunidas.
Foi ainda delimitado um nível compacto constituído por um aglomerado de barro cozido que acompanhava o declive formando uma rampa, delimitada no topo (para o interior) e no fundo (no exterior) por alinhamentos de pedras fincadas.
No tempo de escavação disponível não foi possível perceber a relação entre o nível de barro e os alinhamentos pétreos, que poderão constituir um complexo sistema defensivo que conjuga arquitecturas de terra e de pedra.
Será necessário proceder-se ao alargamento da sondagem 1 para o interior do povoado para perceber esta relação e tentar que na campanha de 2010 se consiga efectuar um corte no nível de barro, para compreender a sua verdadeira natureza.
Podemos concluir que não estamos na presença de uma muralha inteiramente pétrea, mas sim de uma estrutura compósita reveladora da complexidade das estratégias construtivas das comunidades da Idade do Bronze.
Paralelamente aos trabalhos de campo, procurou-se dar maior impulvo à actividade social e divulgativa do projecto com a intensificação do programa de visitas durante as escavações. Foi possível estender a divulgação para além do tempo de presença da equipa no Outeiro do Circo através da participação em exposições e conferências organizadas localmente, para além da colaboração permanente com a Associação Juvenil e Cultural de Mombeja materializada na participação no Jornal de Mombeja com uma crónica mensal sobre arqueologia.
Mais uma vez foi necessário selar a área de escavação, para garantir a sua preservação até ao início dos trabalhos no verão de 2010.

Foto 1: Limpeza e desmatação da sondagem 1 (2009)

Foto 2: Levantamento de níveis de derrube (2009)

Foto 3: Equipa da 1ª campanha (2009)

Foto 4: Jornadas de fim-de-semana (2009)

Foto 5: Aspecto dos trabalhos da 2ª campanha (2009)

Foto 6: Fase dos trabalhos. Identificação do nível de barro e alinhamento pétreo de base (2009)

Foto 7: Delimitação do nível de barro (2009)

Foto 8: Visitas aos trabalhos (2009)

Foto 9: Visitas aos trabalhos (2009)

Foto 10: Aspecto geral da sondagem 1 no fim dos trabalhos de 2009

Foto 11: Selagem da sondagem 1 (2009)

Sem comentários: