Foram publicados dois novos artigos sobre o Projeto Outeiro do Circo, ambos editados na revista Ebvrobriga, do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro (Fundão), apresentada ao público no dia 9 de Outubro de 2025.
O primeiro, da autoria de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, com o título "Conta-me como foi! Educação Patrimonial num projeto arqueológico (...perdido nas terras do interior)", resulta da comunicação apresentada na mesa redonda "Arqueologia, Museu(s), Comunidade(s). Arqueologia Comunitária e Museologia Comunitária", que teve lugar no Fundão nos dias 15 e 16 de Junho de 2018.
O segundo, assinado por Eduardo Porfírio, Miguel Serra e Andrea Mendoza, tem como título "O Xaroco e o Projeto Outeiro do Circo. O vento como metáfora para a divulgação do conhecimento científico junto das comunidades locais", e foi alvo de uma comunicação nas jornadas internacionais "Fazer com tod@s. Arqueologia, Museu(s) e Comunidade(s)", que se realizaram no Museu do Côa (Vila Nova de Foz Côa), em 26 e 27 de Abril de 2019.
Ambos os trabalhos incidem em diferentes aspetos do programa de Educação Patrimonial do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo e da sua relação com as comunidades locais.
Encontram-se disponíveis na página Academia.edu do Projeto Outeiro do Circo através dos links em baixo:
Aproveitamos para deixar aqui as palavras do Professor José d`Encarnação na recensão à revista Ebvrobriga, publicada no forum de discussão Histport.
- Miguel Serra e Eduardo Porfírio, pegando no título de uma série de televisão «Conta-me como foi», analisam como é que, através de um projeto arqueológico, se pode fazer educação patrimonial;
- Eduardo Porfírio, Miguel Serra e Andrea Mendoza preferiram, no âmbito do projeto do Outeiro do Circo, um dos significativos sítios arqueológicos, «pegar» numa metáfora, a do Xaroco, esse vento quente que ali sopra de sudeste, vale a pena ler.
Sem comentários:
Enviar um comentário