domingo, 29 de setembro de 2024

Balanço da participação no Congresso SOPA (Ourense, Galiza)

Apresentamos um balanço sobre a participação do Projeto Outeiro do Circo no Congresso SOPA - XII Congreso Internacional de Solialización del Patrimonio en Medio Rural, que decorreu nas aldeias de Calvos de Randín, Muiños, Baltar e Os Blancos, situadas nas Serras Meridionais da Galiza, na provincia de Ourense. 

Integrada na sessão de dia 8 de Setembro, dedicada a Processos Comunitários na Arqueologia dos Contextos Rurais, decorreu a apresentação intitulada "Apropriação, Arte, Criatividade. Do Projeto Arqueológico Outeiro do Circo (Beja, Portugal) para a(s) comunidade(s)", apresentada por Eduardo Porfírio e Miguel Serra. 


Fotos: Borja Seoane

O tema pretendeu explorar as ligações entre o conhecimento gerado com a investigação arqueológica sobre o Outeiro do Circo e as diferentes formas como as diversas comunidades envolvidas integraram esses saberes em outras realidades. Foi traçado o histórico de como a comunidade local mais próxima (Mombeja), começou a integrar o Outeiro do Circo no seu quotidiano e a utilizar o sítio arqueológico como uma referência em diversos momentos, com destaque para a conceção de uma prova desportiva que carrega o próprio nome do sítio - Trilhos do Outeiro do Circo - e que possibilita um alcance de divulgação muito superior ao atingido com as formas mais tradicionais. Mas também se explorou a visão com que distintos artistas olharam para o Outeiro do Circo e o usaram como cenário para arte efémera, ou para explorar a imagem através da fotografia ou do cinema e até da utilização do vento que varre as suas encostas para produzir novas sonoridades para um projeto musical. Por fim, abordou-se ainda a criatividade de outros agentes locais que procuram utilizar elementos relacionados com o povoado da Idade do Bronze para conceber novos produtos comerciais, ligando a história com a atualidade. 


Enquanto decorreu a apresentação, os assistentes tiveram a oportunidade de saborear um queijo de Mombeja, da Queijaria Páscoa, num momento que pretendeu trazer até novos públicos um pouco do sabor desta terra.


Aproveitamos para deixar um enorme agradecimento aos incansáveis Sabah Walid e Juanjo Pulido (La Underground Colectiva) por nos permitirem integrar esta Comunidad SOPA, a todos os membros da organização do SOPA 24 e a todos os SOPEIROS E SOPEIRAS. 

Sem comentários: