segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Projeto Outeiro do Circo no congresso da EAA (Roma, 28-31 de Agosto)


Recordamos que o Projeto Outeiro do Circo vai estar presente no 30º Congresso Anual da Associação Europeia de Arqueólogos (EAA), que irá ter lugar em Roma, entre os dias 28 e 31 de Agosto de 2024. 

A participação do Projeto Outeiro do Circo vai estar a cargo da investigadora Sofia Soares (LNEG), num trabalho que conta ainda com Teresa Silva (LNEG), Miguel Serra, Eduardo Porfírio (CEAACP) e Sofia Silva (PAOC), sobre a utilidade dos equipamentos portáteis de Fluorescência de Raios X (pXRF) para a caracterização química de materiais líticos do Outeiro do Circo e a comparação dos resultados obtidos com outras técnicas como a Difração de Raio X e Espectroscopia RAMAN. O principal objetivo da aplicação destas técnicas centra-se na identificação das possíveis áreas de captação dos recursos líticos utilizados pelas comunidades que habitaram o Outeiro do Circo durante a Idade do Bronze. 

A apresentação sobre o Outeiro do Circo está integrada na sessão "From Lab to Field, from Vertical to Horizontal. New approaches to the use of portable X-Ray Fluorescence (pXRF) in archaeology", que irá decorrer no dia 29 de Agosto na Universidade de Roma "La Sapienza", contando com participações de Itália, Reino Unido, Espanha, Croácia, EUA e Noruega.

Informações gerais sobre o congresso: AQUI
Programa: AQUI




sábado, 17 de agosto de 2024

Provas desportivas em Setembro no Outeiro do Circo

O povoado da Idade do Bronze do Outeiro do Circo surge cada vez mais como uma referência para as provas desportivas organizadas em Mombeja

A prova de trail e caminhada, que carrega do nome do próprio sítio arqueológico, os Trilhos do Outeiro do Circo, vai ter lugar a 22 de Setembro e ainda se encontram abertas as inscrições para os interessados. 


Mais informações sobre Trilhos do Outeiro do Circo: https://acorrer.pt/eventos/info/3501

Mas este ano, à semelhança do ocorrido em algumas edições anteriores, também o passeio de BTT - Trilhos de Mombeja, que irá ocorrer no dia 1 de Setembro, tem, este ano, passagem pelo exterior das muralhas do Outeiro do Circo, e ainda existem vagas para os participantes. 

Mais informações sobre BTT - Trilhos de Mombeja: 

https://apedalar.com/eventos/info/3396?fbclid=IwY2xjawEt3eFleHRuA2FlbQIxMQABHRaPtTjgSxFK2Zp1-LibdaNENo7XEviWfBU-qKbqhaL8jHRZcpER9803zw_aem_mrt13tSs9GkTLE4lkisizw

Com os trabalhos preparatórios a decorrerem, incluindo a limpeza dos trilhos para ambas as provas, espera-se uma forte particpação de atletas oriundos de vários pontos do país, que poderão conjugar a prática desportiva, com as vistas deslumbrantes nas encostas do Outeiro do Circo e o conhecimento sobre a história do local. 

Foto: Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja 

As duas provas são organizadas pelo Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, contanto com um cada vez maior número de apoios. 

O trabalho desenvolvido ao longo dos anos no Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo é assim colocado ao serviço das comunidades locais, através de formas de apropriação diferentes das habituais fórmulas de divulgação. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Programa do Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (Cádiz - Benalup Casas Viejas)

Já se encontra disponível o programa do XIII Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular (AQUI), que irá decorrer em Cádiz e Benalup Casas Viejas (Espanha) entre os dias 25 e 27 de Outubro, no qual o Projeto Outeiro do Circo irá participar com um poster intitulado "Do Outeiro aos montes e às serras que se avistam na curva do horizonte. Breves nótulas sobre a bacia de visão do povoado fortificado da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal)".

Aqui fica o reumo do poster:

O povoado fortificado do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) situa-se numa elevação alongada em forma de esporão, com uma altitude máxima de 276m, que se encontra rodeada por terras baixas e planas pertencentes à peneplanície alentejana. Esta posição topográfica confere ao sítio um amplo domínio visual sobre o território envolvente, que se estende muito para além das suas proximidades imediatas, fazendo deste um local excecional no marco físico do Baixo Alentejo e mesmo do Sudoeste peninsular.

Até ao momento realizaram-se neste sítio arqueológico três projetos de investigação científica que consistiram principalmente na realização de sondagens arqueológicas e de escavações em open área, assim como outras atividades como levantamentos de arte rupestre, geofísica, arqueologia experimental, interpretação de fotografias aéreas, prospeções arqueológicas e geofísicas. Deste modo progrediu bastante o nosso conhecimento sobre o seu dispositivo defensivo, sobre a sua cronologia, cultura material (cerâmica, produção lítica e metalúrgica) e espólio faunístico. Realizaram-se igualmente algumas análises ao território do povoado, analisando-se principalmente a distribuição do povoamento, o seu enquadramento geológico e potenciais fontes de matérias primas.

No entanto, apesar de sempre se ter realçado a amplitude do controlo visual do povoado sobre o território envolvente, e de se referirem alguns pontos notáveis que se destacam na linha do horizonte, nunca se havia realizado uma análise mais aprofundada sobre a sua visibilidade. Neste trabalho apresentamos a bacia de visão do Outeiro do Circo construída com recurso a ferramentas SIG, assim como algumas considerações que considerámos pertinentes face ao conhecimento atualmente existente sobre a Idade do Bronze nesta região.



sexta-feira, 9 de agosto de 2024

Programa do Congresso SOPA (Ourense, Galiza)

Já se encontra disponível o programa final do Congresso SOPA - XII Congreso Internacional de Socialización do Patrimonio no Medio Rural, que irá decorrer entre os dias 2 e 8 de Setembro, em diversas localidades nas Serras Meridionais da Galiza, provincia de Ourense. 

O Congresso SOPA celebra-se anualmente, com o objetivo de explorar novas formas de abordar a relação entre património e comunidade, partilhar memórias coletivas e promover o intercâmbio entre conhecimentos diversos e processos de construção do conhecimento. 


Este congresso internacional já percorreu países como México, Colômbia, Chile, Argentina, Portugal e Espanha e a edição de 2024 conta com contributos muito diversificados e de várias proveniências como Espanha, Portugal, Argentina, México, Chile, Colômbia, Alemanha, Grécia, Guiné Bissau, para além de debates, contos, cinema documental, arqueoastronomia, visitas patrimoniais e espetáculos musicais, 

Programa: AQUI

O Projeto Outeiro do Circo participa com uma comunicação no dia 6 de Setembro, intitulada "Apropriação, Arte, Criatividade. Do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) para a(s) comunidade(s)", a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio, da qual aqui deixamos o resumo: 

Pode uma cerâmica ser “transformada” em chocolate?! Pode o vento servir para criar música?! Pode uma lenda esquecida dar vida a um sítio abandonado?!

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) desenvolve ações de investigação desde 2008 no povoado da Idade do Bronze Final com o mesmo nome, situado numa pequena colina rodeada da planície alentejana. A par e passo da componente de investigação desenvolve-se um vasto programa de Educação Patrimonial, que tem procurado atuar junto das comunidades mais próximas, mas também de públicos muito distintos.

Um dos grandes objetivos que se pretendeu alcançar com a dinâmica de sociabilização do património passou por dotar as comunidades locais de autonomia para usufruírem do conhecimento produzido sobre o sítio arqueológico.

Assim, ao longo dos anos sucederam-se formas de apropriação dos conteúdos disponibilizados para criação de novas formas de expressão ou de utilização do sítio arqueológico, seja através de criação artística ou mesmo da conceção de novos produtos ou outras formas de olhar criativas.

Pretende-se apresentar uma síntese das atividades de divulgação dirigidas para as diferentes comunidades que têm usufruído do Outeiro do Circo e mostrar alguns exemplos de como vários agentes têm desenvolvido as suas próprias ações inspiradas no sítio arqueológico. De como uma simples peça cerâmica decorada serve de motivação para a criação de um chocolate por parte de uma empresa local, ou de como o vento que varre o topo da colina onde viveram as comunidades de há 3000 anos serve para criar um projeto musical, ou ainda de como um sítio arqueológico que até há cerca de 15 anos permanecia esquecido é agora palco de uma prova desportiva que se apropriou do seu nome e leva centenas de atletas a percorrerem o mesmo território das gentes da Idade do Bronze.

Palavras-chave: Idade do Bronze; Educação Patrimonial; Divulgação; Alentejo.

quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Projeto Outeiro do Circo no Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular

O Projeto Outeiro do Circo volta a marcar presença nos Encontros de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, cuja XIII edição irá ter lugar em Cádiz - Benalup Casas Viejas (Espanha), entre os dias 25 e 27 de Outubro de 2024. 

O poster com o título "Do Outeiro aos montes e às serras que se avistam na curva do horizonte. Breves nótulas sobre a bacia de visão do povoado fortificado da Idade do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja, Portugal)", constituirá o trabalho a ser apresentado por Eduardo Porfírio e Miguel Serra. 

Desde o encontro de 2006, realizado em Aljustrel, que o Projeto Outeiro do Circo marca presença regular nestes congressos que reunem os principais trabalhos arqueológicos realizados no Sudoeste da Península Ibérica. 

Link para a página oficial do XIII Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular: AQUI

Brevemente será anunciado o programa final e apresentaremos aqui o resumo do poster do Outeiro do Circo. 

terça-feira, 6 de agosto de 2024

Projeto Outeiro do Circo no Congresso SOPA 2024 (Galiza)


O Projeto Outeiro do Circo volta a marcar presença no Congresso SOPA, depois da participação em 2020 no Fundão

O XII Congreso Internacional de Socialización do Patrimonio no Medio Rural, irá decorrer entre 2 e 8 de Setembro, em diversas zonas rurais da provincia de Ourense (Galiza), numa organização da La Underground Colectiva e diversas outras entidades. 

A participação do Projeto Outeiro do Circo irá ocorrer no dia 6 de Setembro, integrada na mesa dedicada aos Processos Comunitários na Arqueologia dos Contextos Rurais, da Sessão Projetos, com a comunicação "Apropriação, Arte, Criatividade. Do Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja, Portugal) para a(s) comunidade(s)", a cargo de Miguel Serra e Eduardo Porfírio. 

Brevemente deixaremos aqui o programa completo e o resumo da comunicação a cargo do Projeto Outeiro do Circo.