quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Workshop de Zooarqueologia - Museu Rainha D. Leonor (Beja) - 26 de Novembro

O Projeto Arqueológico do Outeiro do Circo organiza, em parceria com o Museu Rainha D. Leonor, em Beja e O Legado da Terra, Cooperativa de Responsabilidade Limitada, um workshop de Zooarqueologia, sobre o tema "O estudo de restos de animais em arqueologia".

A iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e irá decorrer no Museu Rainha D. Leonor, em Beja, no dia 26 de Novembro, entre as 10h00 e as 17h30. 

O workshop terá como formador o Doutor Nelson J. Almeida, da Cooperativa O Legado da Terra e investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq).

Esta atividade insere-se no plano educativo do Projeto de Investigação e Divulgação do Outeiro do Circo 2022-2023 e conta com o apoio da empresa de arqueologia Palimpsesto e o financiamento da Câmara Municipal de Beja. 


Inscrições e pedido de informações para: miguel.antonio.serra@gmail.com 

Workshop: O estudo de restos de animais em Arqueologia 

Data: 26 de Novembro de 2022 

Local: Museu Rainha Dona Leonor, Beja

Número máximo de participantes: 12 pessoas 

Duração total: 6 horas 

Horário: 10h00-12h30h e 14h00-17h30h 

Descrição: A Zooarqueologia é a disciplina que analisa os restos de faunas recuperados em sítios arqueológicos, tendo como um dos seus intuitos principais a caracterização do comportamento humano. Esta linha de investigação serve-se de diversas metodologias para descrever as espécies animais presentes nestes contextos. Ao mesmo tempo, através da Tafonomia podemos, entre outras coisas, analisar as marcas da ação humana (ou de outros animais) nestes restos. Em conjunto, a Zooarqueologia e a Tafonomia tornaram-se disciplinas imprescindíveis em Arqueologia. Neste Workshop, iremos focar o estudo de ossos e dentes dos principais mamíferos encontrados em sítios arqueológicos datados dos últimos milénios. Serão apresentadas algumas das principais metodologias para a análise destes restos, as quais serão postas em prática em conjunto com os participantes, que irão estar envolvidos na discussão de conjuntos hipotéticos e reais

Nota Biográfica sobre o formador: Nelson J. Almeida é Doutorado em Quaternário, Materiais e Culturas, com especialização em Zooarqueologia e Tafonomia. É investigador do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (Uniarq) e cofundador da O Legado da Terra, Cooperativa de Responsabilidade Limitada. Para além de produção bibliográfica especializada, tem participado em vários projetos de investigação e divulgação científica. Desde 2019, integra o Projeto Outeiro do Circo, no qual esta iniciativa se enquadra.

Sem comentários: