segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Balanço do colóquio "Projeto Arqueológico Outeiro do Circo 2008-2021"

O colóquio "Projeto Arqueológico Outeiro do Circo 2008-2021", realizado no passado dia 16 de Outubro no Museu Regional de Beja, teve como objetivo realizar o balanço de 13 anos de trabalho, marcar simbolicamente o fim deste ciclo de investigação, discutir o futuro e sobretudo ser uma celebração que pretendeu juntar grande parte dos investigadores que ao longo dos anos têm dado os seus contributos a este projeto e muitas outras pessoas que têm apoiado e acompanhado o percurso efetuado. 

Esta jornada dividiu-se em dois momentos distintos, iniciando-se com a sessão de abertura que contou com intervenções de Miguel Serra, em nome da equipa do Projeto Outeiro do Circo, de João Nuno Marques, da empresa Palimpsesto, parceira do projeto e organizadora do evento, e de Deolinda Tavares, em representação da Diretora Regional de Cultura do Alentejo que não pôde estar presente devido a imprevistos de última hora, mas não deixando de assinalar o compromisso da entidade que dirige para com a coorganização deste encontro. Também não puderam estar presentes por diferentes impedimentos os representantes da Câmara Municipal de Beja e da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja. 

Sessão de abertura

A parte da manhã foi ocupada com duas conferências de caracter mais generalista, a primeira a cargo de Miguel Serra sobre o historial do projeto, os seus principais resultados e o balanço científico geral, e a segunda, apresentada por Eduardo Porfírio, cocoordenador científico do projeto, que destacou o percurso do programa de Educação Patrimonial e Arqueologia Comunitária que desde o início do projeto em 2008 sempre acompanhou a vertente de investigação. 

Comunicação de Miguel Serra

Comunicação de Eduardo Porfírio

O bloco da tarde foi dedicado a quatro áreas específicas que revelam as diferentes colaborações estabelecidas entre o Projeto Outeiro do Circo e uma série de investigadores de diferentes especialidades, que a título inteiramente gracioso e voluntário têm permitido aumentar o conhecimento sobre este povoado da Idade do Bronze Final.

A primeira intervenção da tarde, apresentada por Sofia Silva e Ana Osório, foi dedicada ao estudo das cerâmicas nas vertentes morfológica, técnica e experimental e que integrou dados das teses, respetivamente de mestrado e doutoramento, das duas autoras. 

Comunicação de Sofia Silva e Ana Osório

De seguida tomaram a palavra Eduardo Porfírio e Sofia Soares, numa comunicação em coautoria com Helena Reis, que não pôde estar presente, e que apresentaram o enquadramento geológico do território onde se insere o Outeiro do Circo, de forma a enquadrar a investigação realizada sobre a componente lítica do povoado.

Comunicação de Sofia Soares, Eduardo Porfírio e Helena Reis

A terceira intervenção da tarde foi da responsabilidade de Nelson J. Almeida, que apresentou os dados sobre a coleção faunística, com particular incidência para os estudos tafonómicos e a integração deste conjunto no quadro da pré-história recente e proto-história do Sul de Portugal.

Comunicação de Nelson J. Almeida

A última comunicação foi proferida por Pedro Valério, em coautoria com António Monge Soares, sendo subordinada à temática da metalurgia e que enquadrou os dados obtidos no Outeiro do Circo no panorama geral da metalurgia da Idade do Bronze no Alentejo Interior. 

Comunicação de Pedro Valério e António Monge Soares

Após um breve, mas incisivo, período de debate no final das comunicações, procedeu-se às conclusões do colóquio, tarefa assumida por Raquel Vilaça, que não se limitou a destacar os principais aspetos do projeto e do colóquio, mas que também colocou diversas questões científicas a merecerem resolução futura e que servem de mote para futuros projetos para o Outeiro do Circo.

Momento do debate com António Monge Soares

Conclusões do colóquio por Raquel Vilaça

Por fim, teve lugar a sessão de encerramento, com os agradecimentos a todos os intervenientes a ficar a cargo de Eduardo Porfírio, seguindo-se o anúncio de algumas propostas para o futuro imediato, que foram reveladas por Miguel Serra, e que consistem no compromisso de propor um projeto educativo baseado no estudo das coleções, na publicação de um trabalho monográfico sobre os 13 anos de investigação realizados no Outeiro do Circo e na apresentação de uma estratégia de investigação para um próximo ciclo, ações a concretizar em 2022. De seguida tomou a palavra Deolinda Tavares para deixar um último agradecimento a todos os presentes e as palavras finais de despedida. 

Não podemos deixar de aproveitar este balanço para reforçar todos os agradecimentos enunciados na sessão de abertura do colóquio, a todos os que vieram assistir a esta jornada, a todos os comunicantes e à relatora, bem como a todos os elementos da organização, secretariado e a toda a equipa do Museu Regional de Beja, bem como a todas as entidades envolvidas, a Palimpsesto, a Direção Regional de Cultura do Alentejo, O Legado da Terra, a Câmara Municipal de Beja, a União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências de Património, Uniarq - Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, Rádio Voz da Planície e ao Curso Profissional Técnico Multimédia do Agrupamento de Escolas n.º 1 de Beja. E também à equipa do Restaurante Pereira, à Celina da Piedade e à Ana Santos, e a todos os amigos e amigas que se juntaram a nós para este momento de celebração e de convívio fraterno. 

Até breve!

Almoço na Adega Típica 25 de Abril 

Fim de tarde n`A Pracinha 

Jantar de encerramento no Restaurante Pereira 

Momento de animação musical com Celina da Piedade e Ana Santos - Restaurante Pereira



Sem comentários: