quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

A ocupação do território 14

Pexem (Baleizão) - hipogeus do Bronze Pleno

O sítio de Pexem já havia revelado uma ocupação de época romana, mas trabalhos posteriores permitiram a deteção de cerca de 50 contextos pré-históricos, constituídos maioritariamente por fossas e por dois contextos funerários, um hipogeu e uma estrutura de planta subretangular. O hipogeu revela caraterísticas similares a outros recentemente dados à estampa, possuindo uma antecâmara escalonada que permite o acesso à câmara funerária onde se identificou um individuo que tinha como espólio funerário um punção em liga de cobre e uma taça. A outra estrutura funerária revelou o mesmo tipo de espólio (Baptista et al. 2013: 2558). Mais uma vez estamos na presença de um povoado aberto possuidor de área sepulcral, mas que aqui não mostra o aproveitamento de fossas de tipo silo para a realização de enterramentos, mas antes a construção de um hipogeu com propósito evidentemente fúnebre (Serra e Porfírio 2017: 217-218).

Localização do sítio de Pexem na CMP 511.

Pexem. Dádivas funerárias (taças e punções). (foto: Arqueologia e Património, Lda.) 

Bibliografia: 

BAPTISTA, L., GOMES, S., PINHEIRO, R., RODRIGUES, Z., VALE, N., GRILO, J., MENDONÇA, R., LUÍS, L., SARAIVA, A. e MOTA, R. (2013) – Ponto de situação dos trabalhos de minimização de impactes sobre o património cultural decorrentes da execução do Circuito Hidráulico de Pedrógão – Fase de Obra (1ª fase) (Vidigueira e Beja, Portugal). In JIMÉNEZ ÁVILA, J., BUSTAMONTE ÁLVAREZ, M. e GARCIA CABEZAS, M.. (eds), Actas del VI Encuentro de Arqueología del Suroeste Peninsular. Villafranca de los Barros, 2537-2571.

SERRA, M., e PORFÍRIO, E. (2017), Estratégias de povoamento entre o Bronze Pleno e Final na região de Beja. Scientia Antiquitatis, Vol. 1, N.º 1. Actas do III Congresso Internacional de Arqueologia de Transição - Estratégias de Povoamento: da Pré-história à Proto-história, pp. 209.232. 


Sem comentários: