quarta-feira, 15 de julho de 2020

Nova parceria entre o Projecto Outeiro do Circo e a Cinematic Walks

O Projecto Outeiro do Circo anuncia uma nova parceria com a Cinematic Walks, para o desenvolvimento de iniciativas relacionadas com caminhadas temáticas, associadas ao Cinema e à Música. 
A Cinematic Walks é um projecto nascido em Itália em 2019 com o objectivo de juntar actividades de caminhadas com o prazer de fazer e ver cinema, com especial enfoque na arte das bandas sonoras. 
Desenvolvido por Andrea Mendoza, Documentarista e Doutorada em Design, de Bogotá (Colômbia) e por Krisztina Kassay, Promotora do Projecto, de Vancouver (Canadá), sob o lema "Uma experiência exploratória de cinema, som, paisagem e a música dentro de nós", Cinematic Walks pretende ser uma "topografia transformada em música, uma música que dá ritmo a imagens e imagens que recordam cinema".
Os principais objectivos de Cinematic Walks passam por tornar visível a união entre cinema e paisagem, entre caminhadas e observação; pensar a Natureza como um cenário de um filme para a imaginação dos caminheiros; estimular o poder de ouvir enquanto se caminha; detectar os sons da Natureza através da colaboração com artistas, músicos, entre outros. 
Trata-se de ainda de um projecto em construção, que sofreu um forte revés com a pandemia covid 19, mas que espera retomar o seu curso normal brevemente. 
O Projecto Outeiro do Circo aderiu a este aliciante desafio desde o primeiro contacto com a organização e pretende desenvolver actividades destinadas a conduzir os participantes a uma imersão sensorial na história do território a percorrer. Nos próximos tempos esperamos formalizar contactos com diversas entidades e pessoas da região para apresentar iniciativas que possam aliar as histórias a contar, com os trajectos na Natureza e com os sons e os sabores da terra.


Outeiro do Circo, Portugal

Sem comentários: