terça-feira, 21 de abril de 2020

Estudo de materiais do Outeiro do Circo

No âmbito do protocolo assinado em 2017 entre os responsáveis do Projecto Outeiro do Circo e a direcção do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, o tratamento do espólio arqueológico resultante da campanha de 2019 foi realizado nas instalações do museu, em Braga.
Os trabalhos que decorreram sob a responsabilidade de Sofia Silva, colaboradora do projecto, desenvolveram-se no laboratório de conservação e restauro do Museu. A metodologia de marcação e inventário das cerâmicas seguiu os pressupostos definidos desde o início do projecto, em 2008, permitindo a continuidade de análise e estudo das produções oleiras do Outeiro do Circo.
Não estando ainda concluído o tratamento de todo o espólio exumado da campanha de 2019 (Sondagem 8) contabiliza-se já um total de 1705 fragmentos. Na sua grande maioria tratam-se de cerâmicas enquadráveis no Bronze Final, com formas e decorações já conhecidas no Outeiro do Circo. Contudo, um conjunto significativo de fragmentos cerâmicos indicam a presença de cerâmicas realizadas ao torno, com formas e fabricos que representam uma novidade no povoado do Outeiro do Circo. Novidades para breve!
De ressalvar o envolvimento e disponibilidade de toda a equipa técnica do Museu (Isabel Marques, Clara Lobo, Maria Silva e Vítor Hugo Torres), que ajudaram no tratamento dos materiais, transmitindo conhecimentos valiosos no âmbito da conservação e restauro das peças arqueológicas.
Ainda no âmbito do programa de divulgação do Projecto o Outeiro do Circo foram realizadas outras actividades:

- Apresentação do Documentário Xaroco integrada na Programação Cultural do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa no âmbito na Noite Branca, organizada pelo Município de Braga (07 de Setembro de 2019).
- Aula Aberta  inserida na Unidade Curricular de Materiais Arqueológicos II do Curso de Licenciatura em Arqueologia - “O reportório formal do povoado do Outeiro do Circo (Beja): as cerâmicas do Bronze Final no Baixo Alentejo" (Projecto Outeiro do Circo, Palimpsesto, Câmara Municipal de Beja), organizada em colaboração com o Departamento de História, Lab2PT e Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa (15 de Novembro de 2019).


















Sem comentários: