terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Citações (9)

Continuamos com a rubrica citações, novamente com uma importante obra da década de 90, "História de Portugal", dirigida por José Mattoso, onde o Outeiro do Circo é alvo de uma breve referência no capítulo "O Passado Proto-Histórico e Romano", da autoria de Carlos Fabião.

Transcrição (p. 111)

" [...] Na zona de Beja, conhecem-se também povoados do mesmo tipo no Outeiro do Circo, em São Brás e no Passo Alto. Todos parecem apresentar uma estrutura semelhante, com amplos espaços fortificados, tendo-se identificado, no último, um tipo de construção defensiva até ao momento única no no Sul do actual território português [...]. 
Este sistema de povoamento interior, do Sul do actual território português, parece indicar claramente uma tradição de habitat concentrado, atingindo dimensões impensáveis em outras regiões, como o Noroeste ou a Beira Alta. Os habitantes destes grandes povoados, infelizmente muito mal conhecidos, por falta de investigações, parecem ter fundado a sua riqueza principalmente no cotrole e exploração das grandes jazidas cupríferas alentejanas, isto para além de uma economoa agro-pastoril de sucesso variável, consoante as regiões em que se encontravam implantados. Aqui. no interior, parecem ter florescido, efectivamente, sociedades bem estratificadas, no seio das quais se deveria destacar uma aristocracia guerreira, em boa verdade mais intuída que conhecida [...].

Mattoso, J. (ed.) (1992), História de Portugal, Lisboa: Círculo de Leitores.

Sem comentários: