quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Projecto Outeiro do Circo 2019-2021 - Síntese

O novo projecto de investigação para o povoado do Bronze Final do Outeiro do Circo (Beja), sob a designação "PAOC - Projecto Arqueológico do Outeiro do Circo (Beja)", será desenvolvido entre 2019 e 2021. 
O projecto conta com a coordenação científica de Miguel Serra (CM Serpa; CEAACP-UC) e Eduardo Porfírio (Palimpsesto; CEAACP-UC), a co-direcção científica de Sofia Silva (Palimpsesto) e a consultoria de Raquel Vilaça (Univ. Coimbra; CEAACP-UC) e Sofia Soares (IP Beja), para além da participação de voluntários de diversas áreas de formação em cada campanha de trabalhos. 
A Câmara Municipal de Beja financia o projecto, através de um contrato de 7.766,66€ (+IVA) anuais, celebrado com a empresa Palimpsesto, para além de prestar apoio logístico. Também a União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja participa através do apoio a actividades de divulgação a desenvolver ao longo do projecto. 
Os trabalhos consistirão na escavação arqueológica de uma área de 100 m2, para alargamento da sondagem 8 (de 4 x 3 metros), intervencionada em 2016 e 2017 e na qual foi detectada uma estrutura em pedra ligada por barro cozido, que poderá corresponder, possivelmente, a vestígios habitacionais do Bronze Final. O alargamento a efectuar incluirá uma área de escavação prolongada na direcção da muralha (escavada na sondagem 1 entre 2008 e 2013 no âmbito de outro projecto) de modo a relacionar as suas fases construtivas com os eventuais vestígios habitacionais que possam surgir na restante área. 

Caso as estruturas arqueológicas apresentem um estado de conservação adequado, pretende-se também desenvolver um projecto de valorização patrimonial para permitir a sua conservação e usufruto público no futuro.
Tal como nos projectos anteriormente desenvolvidos no Outeiro do Circo, está contemplado um programa de Educação Patrimonial e de Arqueologia Pública e Comunitária, destinado a envolver a comunidade local e todos os interessados em conhecerem o Outeiro do Circo, seja através da visita ao local ou através da participação em outras acções, como exposições, oficinas, conferências, entre outras. 




Sem comentários: