quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

10 anos de publicações do Projecto Outeiro do Circo 2008-2018

O Projecto Outeiro do Circo celebrou 10 anos em 2018!
A não continuidade deste projecto em 2018 levou a que não se reunissem as condições para assinalar condignamente essa data, através da realização de um colóquio sobre a investigação realizada no Outeiro do Circo ao longo desses 10 anos, como era intenção dos seus responsáveis científicos.
Um balanço mais exaustivo será feito em breve neste blogue e faremos nova tentativa de assinalar o percurso de investigação sobre o sítio, através de um encontro científico a propor para o final de 2019.
De momento, deixamos aqui apenas a lembrança daquele que foi o primeiro artigo publicado sobre o Outeiro do Circo no âmbito deste Projecto, e que foi apresentado sobre a forma de poster no III Encontro de Arqueologia do Sudoeste Peninsular, celebrado em Aljustrel entre 26 e 28 de Outubro de 2006. O trabalho, intitulado "O Bronze Final no Sul de Portugal. Um ponto de partida para o estudo do povoado do Outeiro do Circo" e assinado por Miguel Serra, Eduardo Porfírio e Rafael Ortiz, seria dado à estampa em formato digital na publicação das respectivas actas na revista VIPASCA, com data de 2007, mas só publicado em 2008. Este trabalho apresenta os dados de um primeiro projecto para o Outeiro do Circo, aprovado em 2001 sem financiamentos ou outros apoios, que possibilitou a realização de prospecções arqueológicas e trabalhos de fotointerpretação, que haveriam de ser o "ponto de partida" para o projecto que se viria a iniciar em 2008.
Desde essa altura foram publicados 25 artigos relacionados com as actividades deste projecto, desde a apresentação de resultados preliminares, estudos de materiais, acções de educação patrimonial, artigos de opinião, para além de uma tese de mestrado, entre outros, que espelham a diversidade de iniciativas levadas a cabo ao longo destes 10 anos. Todas as publicações estão disponíveis na página de Bibliografia deste blogue.



E também o primeiro post colocado neste blogue em Agosto de 2008 a dar conta do projecto que iria ter início: A transição Bronze Final/I Idade do Ferro no Sul de Portugal. O caso do Outeiro do Circo.

Sem comentários: