quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Jornadas Europeias do Património, 6 de Outubro - Beja

O Projecto Outeiro do Circo promove, em conjunto com a Santa Casa da Misericórdia de Beja, a iniciativa "Arqueologia em Comunidade", que terá lugar no Hospital da Misericórdia de Beja, a partir das 18h00, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património Cultural.
Pretende-se com esta iniciativa discutir o papel da arqueologia junto das comunidades locais, tendo como ponto de partida o exemplo do Projecto Outeiro do Circo (Beja) e o seu programa de Educação Patrimonial.
A iniciativa tem início com a conferência "Arqueologia em Comunidade: do Outeiro do Circo a Mombeja", às 18h15, que irá mostrar o trajecto deste projecto nas relações criadas com a comunidade local e os resultados obtidos com estas acções.
Segue-se um jantar, às 20h00, com comida tradicional alentejana, com o qual se pretende juntar os participantes à mesa para prolongar a discussão e o convívio de modo mais informal.
Durante o jantar conta-se com a presença do Grupo Coral de Mombeja, celebrando-se também o Cante Alentejano e a ligação estabelecida entre os vários patrimónios presentes na região.
As inscrições para o jantar decorrem até dia 1 de Outubro e poderão ser efectuadas através do mail: centrosocialcrbe@sapo.pt.
Por fim, a iniciativa terminará com a exibição do documentário Xaroco, às 21h30, que a partir do sítio arqueológico do Outeiro do Circo empreende uma viagem para revisitar tradições milenares desta região.

Sem comentários: