terça-feira, 17 de julho de 2018

Estreia do documentário XAROCO

Dia 13 de Julho estreou no Cine-Teatro Pax Julia, em Beja, o documentário XAROCO de Andrea Mendoza. 
A estreia contou com uma boa moldura humana, atraindo cerca de 200 interessados, entre os quais se encontravam diversos elementos que participaram ou colaboraram na rodagem e da produção.
No final, e após a ovação, houve um momento surpresa, protagonizado pelos Cantadores do Desassossego que presentearam a audiência com uma actuação ao vivo da música "Alentejo, Alentejo", que também interpretam no XAROCO e que foi gravada no Outeiro do Circo. 
Seguiram-se as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio, e da realizadora Andrea Mendoza, que serviu de mote para uma breve conversa com o público.
Para o Projecto Outeiro do Circo e para a sua equipa científica foi uma honra termos sido escolhidos pela Andrea Mendoza para o desenvolvimento deste trabalho que, colocando o foco na importância da Memória, ilustra bem o alcance e a relevância da Arqueologia Comunitária e do grau de envolvimento e de integração que este projecto tem criado com as comunidades locais. 
Resta-nos agradecer a todos os que que se envolveram, de modo absolutamente gracioso, nesta produção e apesar da injustiça de não mencionar todos os envolvidos, há que destacar em particular o papel do Rui Gaibino, produtor executivo e grande responsável pela criação desta oportunidade, ao Alexandre Catarino dos Tango Paris pela total disponibilidade em colaborar na banda sonora, à Ana Ademar por emprestar a voz à narração, pela cedência do espaço para filmagens e pelo acolhimento nas pausas do trabalho e aos Cantadores do Desassossego por nos "desassossegarem" com as suas vozes e atitude de elevação do Cante. 
Uma palavra de agradecimento também pelos apoios prestados ao Projecto Outeiro do Circo durante a rodagem do XAROCO por parte da Câmara Municipal de Beja e da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista e pelo apoio do município para garantir as condições para realizar a estreia em Beja. 
O XAROCO irá rumar a outras paragens, certos de que regressará novamente...




Sem comentários: