terça-feira, 5 de junho de 2018

Balanço da caminhada "Do alto destas muralhas trinta séculos vos contemplam" - Mombeja, 2 de Junho

O passado dia 2 de Junho foi o momento de revisitar o Outeiro do Circo através de uma iniciativa integrada na Semana Cultural de Santa Vitória e Mombeja, organizada pela junta de freguesia, e que propôs uma caminhada entre a aldeia de Mombeja e este sítio arqueológico. 
O percurso em si contou com a organização do Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja, que recebeu os cerca de 50 caminheiros os orientou ao longo de 10 km, com partida de Mombeja, seguida de paragem no Outeiro do Circo para uma breve explicação a cargo dos coordenadores do projecto de investigação que entre 2008 e 2017 se debruçou sobre este sítio e a região envolvente. Após este momento os participantes seguiram através do Olival de Corta Vento em direcção a Mombeja, podendo apreciar campos floridos e paisagens verdejantes e variadas (olival tradicional, galerias ripícolas, campos de cereal, montado...), cada vez mais raras na região. 
À chegada a Mombeja, a organização brindou os caminheiros com um almoço convívio a que se juntaram mais umas dezenas de inscritos.
Da parte da equipa do Projecto Outeiro do Circo aqui fica o agradecimento a todos os participantes, ao Grupo Desportivo e Cultural de Mombeja e à União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja, com o desejo de que haja mais "regressos" em breve!
Foto de Miguel Serra.
Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Subida ao Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Explicação sobre o Outeiro do Circo
Foto de Miguel Serra.
Olival de Corta Vento
Foto de Miguel Serra.
Almoço convívio em Mombeja

Sem comentários: