segunda-feira, 30 de abril de 2018

Balanço de conferência sobre a Idade do Bronze

No passado dia 19 de Abril teve lugar, no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Beja, a conferência "Um mundo em mudança. Transformação e diversidade nas sociedades da Idade do Bronze do Sudoeste", a cargo de Miguel Serra, coordenador do Projecto Outeiro do Circo. 
A iniciativa integrou a exposição "Sob a Terra e as Águas - 20 anos de arqueologia entre o Guadiana e o Sado", que de 3 em 3 meses promove o destaque de um dos períodos crono-culturais representados, através de uma pequena mostra de artefactos, e que este caso foi dedicada à Idade do Bronze sob o título "Um novo brilho".
A conferência propriamente dita centrou-se na apresentação do paradigma interpretativo sobre a Idade do Bronze do Sudoeste antes e depois dos trabalhos proporcionados pelo Projecto Alqueva e o seu enorme contributo para a revolução do conhecimento científico sobre este período.
Os cerca de 30 assistentes colocaram diversas questões no final da conferência, permitindo um animado debate onde se procurou complementar os dados expostos, a que se seguiu uma visita à exposição, comentada pelo orador e por Valdemar Canhão, arqueólogo da EDIA, S.A.













Sem comentários: