domingo, 19 de novembro de 2017

Balanço do Congresso Internacional "Fortifications of the Metal Ages in Europe"

O Projecto Outeiro do Circo participou no congresso "Fortifications of the Metal Ages in Europe" realizado entre os dias 10 e 12 de Novembro em Guimarães. Tratou-se de uma organização da Comission Metal Ages in Europe da UISPP e da Sociedade Martins Sarmento que juntou diversos especialistas europeus em dois dias de congresso e mais um dedicado a visitas a diversos sítios arqueológicos. 
A apresentação sobre o Outeiro do Circo centrou-se numa análise poliorcética às muralhas deste povoado, sendo também abordados aspectos relacionados com as técnicas construtivas e com a simbologia e o significado que esta impressionante estrutura representaria.
Após uma breve introdução destinada a apresentar em traços gerais os antecedentes do Projecto Outeiro do Circo, destacaram-se os principais objectivos e resultados dos dois projectos de investigação realizados entre 2008 e 2017, para de seguida se entrar na análise propriamente dita. 
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento

A análise poliorcética às muralhas do Outeiro do Circo teve em conta diversos elementos como a extensão da área protegida, as dimensões da muralha, as características dos dois sistemas defensivos existentes (dupla linha de muralha a Sudeste e linha única a Noroeste), a existência de reforços defensivos como os bastiões de entrada e a própria orografia interna e da envolvente ao povoado. Foram também mostrados alguns resultados obtidos através de acções de arqueologia experimental com recurso a arco e flecha e funda para testar os alcances de tiro máximo e efectivo a partir das muralhas (trabalho feito em colaboração com Filipe Pina a quem agradecemos). Posteriormente foram abordados os aspectos relacionados com as técnicas construtivas observadas na área onde se escavou um troço da muralha, nomeadamente na conjugação dos vários elementos constituintes, como a rampa de barro cozido e as plataformas de terra compactada sobrepostas e a sua relação com os muros superior e inferior para além do fosso exterior. De modo muito breve e para finalizar a apresentação sinalizaram-se alguns dos aspectos simbólicos desta estrutura, como a sua grande visibilidade numa área de vasta planície e o impacto que poderia ter quer sobre as comunidades que a construíram, quer sobre os eventuais inimigos ou forasteiros. 

Resta-nos partilhar a imensa honra que foi participar num encontro de nível tão elevado onde pudemos assistir a conferências sobre fortificações de diversos pontos da Europa, pois para além dos colegas portugueses, estiveram presentes casos de Espanha, Itália, Alemanha, Reino Unido, Roménia, destacando-se alguns sítios e projectos emblemáticos como Los Millares (Espanha), Coppa Nevigata (Itália), Manching (Alemanha) e o extraordinário projecto em curso em Heuneburg (Alemanha) que envolve um valor superior a 8 milhões de euros (!!!), revelador de uma aposta no património arqueológico muito diferente da praticada aquém fronteiras!
Foto: Sociedade Martins Sarmento
Foto: Sociedade Martins Sarmento

Por fim, deixamos aqui os nossos agradecimentos à organização pela oportunidade que nos foi concedida e ao extraordinário acolhimento por parte dos responsáveis pela Sociedade Martins Sarmento. 



Sem comentários: