sábado, 19 de agosto de 2017

Notas de Campo (2) - Campanha de 2017

A 1ª semana de trabalhos no Outeiro do Circo foi dedicada à apresentação do sítio arqueológico e dos principais objectivos e áreas de actuação do projecto aos novos participantes. No terreno realizaram-se trabalhos preparatórios, incluindo desmatação da área de intervenção, colocação de redes sombras (com a colaboração de trabalhadores da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista), topografia, remoção da selagem de 2016 e limpeza das sondagens 7 e 8, que no caso da sondagem 7 implicou maior volume de trabalho devido ao abatimento de alguns cortes. Houve ainda necessidade de proceder ao alargamento da sondagem 7, originalmente com 3 metros x 3 metros para 4 metros x 4 metros.


Nesta semana também se iniciaram os trabalhos de tratamento de materiais que decorrem no Museu Jorge Vieira, cedido para o efeito pela Câmara Municipal de Beja.
No campo das actividades desenvolvidas fora do terreno destaca-se a realização de uma sessão de Brain Storming centrada no caso do povoamento do II milénio no estuário do Guadalquivir, e que decorreu no Centro Social Lidador, a cargo de Rafael Ortiz, colaborador do Projecto Outeiro do Circo desde o seu início.
Nesta semana também se iniciaram as filmagens de um documentário da responsabilidade de Andrea Mendoza, realizadora colombiana, e que contaram com diversas colaborações voluntárias. A produção contou com filmagens no Outeiro do Circo, em Beja e em Mombeja, para além da escolha de outros locais. Brevemente daremos mais pormenores sobre este documentário.
A semana terminou com a projecção de outro documentário, "Outeiro do Circo. O guardião da planície", de Manuel Monteiro, que foi exibido em Mombeja no dia 4 de Agosto e com a realização de uma exposição na mesma localidade no dia 5 de Agosto, dedicada ao tema "Gestos ancestrais. Objectos de ontem e de hoje", acções que contaram com o apoio da União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja.

Sem comentários: