quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2017 - 3ª sessão

O Ciclo de Conferências Outeiro do Circo 2017, subordinada ao tema "Grandes povoados da Idade do Bronze no Sudoeste", encerra na próxima 5ª feira dia 24 de Agosto com a apresentação de uma conferência às 21h30 no Núcleo Museológico da Rua do Sembrano em Bja
O conferencista convidado é António Monge Soares, investigador incontornável no estudo da Idade do Bronze no Sudoeste e que nos irá falar sobre um sítio de características únicas dentro dos marcos geográficos e cronológicos em questão, o povoado do Passo Alto (V.V. Ficalho, Serpa).

Passo Alto: um sítio único no contexto dos povoados fortificados do Bronze Final do Sudoeste
António Monge Soares
(Investigador Principal - Aposentado; Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares - C2TN; nstituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa )

Resumo
O povoado do Passo Alto, situado na confluência de dois ribeiros, é constituido por dois núcleos separados por cerca de 250 m sem quaisquer vestígios arqueológicos. A cerâmica encontrada, de que se destaca a de ornatos brunidos, bem como a datação por radiocarbono de materiais de vida curta, permitem atribuir-lhe uma cronologia precisa (sécs. X a VIII a.C.) dentro do Bronze Final do Sudoeste Peninsular.
As boas condições naturais de defesa são complementadas por uma muralha na zona de mais fácil acesso ao povoado, constituida por terra calcada misturada com pequenas pedras; seria encimada por uma estrutura de blocos de xisto e madeira que, a certa altura, teria sido incendiada, junto à entrada do povoado, vitrificando os blocos de xisto que entravam na sua constituição. Este troço de muralha foi, então, substituido por um outro, adossado à sua face externa, constituido também por terra calcada misturada com pequenos fragmentos de xisto, alguns vitrificados, revestido na face externa por uma fiada de pedras sobrepostas e, na face interna, por grandes lages e blocos de xisto colocados lado a lado de cutelo. A reforçar este sistema de defesa, existia um pequeno fosso e uma faixa de 30 x 30 m de cavalos-de-frisa, a barrar o corredor de mais fácil acesso ao povoado.
No Sudoeste peninsular são muito raros os povoados que têm muralhas vitrificadas e mais raros ainda os que apresentam cavalos-de-frisa. O paralelo mais próximo para as muralhas vitrificadas, datadas também do Bronze Final, encontra-se no povoado da Misericórdia (Serpa), enquanto cavalos-de-frisa parecem ter existido num povoado (Castillo de las Peñas), na província de Huelva, e talvez em dois ou três da província de Badajoz, mas com uma cronologia posterior.


Sem comentários: