segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Balanço "Gestos ancestrais" - Mombeja

No passado dia 5 de Agosto esteve patente em Mombeja a exposição "Gestos ancestrais. Objectos de ontem e de hoje", no decorrer das Festas de Santa Susana.
Esta iniciativa pretendia aproximar a comunidade local aos seus antecessores na região, através de uma pequena mostra de artefactos da Idade do Bronze recolhidos nas escavações arqueológicas em curso no Outeiro do Circo, complementada com algumas réplicas e com objectos actuais equivalentes.
Não se pretendeu realizar uma iniciativa estática, mas antes permitir o contacto e manipulação com os objectos e com as práticas do passado que ainda encontram reflexo no mundo contemporâneo.
A mostra contou com 20 visitantes durante o dia, maioritariamente de Mombeja, que não se limitaram a observar, mas antes a partilhar o conhecimento de vivências passadas ligadas ao mundo rural, deixando para os mais novos o sentimento de descoberta de realidades que já lhes são muito afastadas.


No dia anterior, houve oportunidade de exibir o documentário "Outeiro do Circo: o guardião da planície", da autoria de Manuel Monteiro, perante uma audiência de 21 pessoas, o que permitiu um profícuo debate sobre os trabalhos arqueológicos aí desenvolvidos desde 2008.
Nos próximos dias 18 e 19 de Agosto será a vez destas iniciativas visitarem Santa Vitória.
O nosso agradecimento a todos os que marcaram presença e à Câmara Municipal de Beja e à União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja pelo apoio prestado.

Sem comentários: