segunda-feira, 5 de junho de 2017

Ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" - 2ª sessão

A 2ª sessão do ciclo de conferências "Grandes novidades da arqueologia da região de Beja" terá lugar no próximo dia 8 de Junho às 21:30 na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago.
Era uma vez a Idade do Bronze! Investigação, divulgação e educação patrimonial
Miguel Serra
Palimpsesto, Lda.
Centro de Estudos de Arqueologia, Artes e Ciências do Património

Resumo
A planície da região de Beja é fértil em achados da Idade do Bronze desde há muito tempo.
Aqui surgiram evidências de várias necrópoles e estelas que serviriam para as assinalar, para além de artefactos variados como machados, punhais e diversos tipos de vasos cerâmicos.
A investigação realizada durante décadas apontava para a existência de pequenas comunidades dispersas pela planície, mas que se agrupariam para a construção dessas necrópoles ou para a realização de rituais funerários. Viveriam de modo simples aproveitando os ricos recursos naturais da região.
Numa segunda fase, propôs-se que estas comunidades foram tornando-se cada vez mais hierarquizadas, surgindo uma elite guerreira que conduz as populações a um novo modo de vida, abandonando a simplicidade das deambulações nas terras planas, para ocuparem colinas mais altas onde se rodeavam de muralhas e a partir de onde controlavam o território.
A realização de inúmeros trabalhos arqueológicos nos últimos 15 anos alterou e enriqueceu profundamente esta realidade, revelando comunidades muito mais complexas do que julgávamos.

Para além de uma abordagem ao historial da investigação sobre a Idade do Bronze na região de Beja pretende-se também discutir novas formas de divulgação deste conhecimento ao público através do recurso à Educação Patrimonial como forma de salvaguarda e proteção do património arqueológico deste período. 

Sem comentários: