terça-feira, 10 de janeiro de 2017

12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias - Beja - FINAL

Apesar de ter sido anunciado o fim do projecto de divulgação arqueológica "12 Lugares, 12 Meses, 12 Histórias. A Idade do Bronze na região de Beja" com a iniciativa promovida na Freguesia de Nossa Senhora das Neves nos passados dias 16 e 17 de Dezembro, a verdade é que houve lugar a uma 13ª iniciativa destinada a comemorar este projecto e que consistiu num passeio urbano pela cidade de Beja no dia 7 de Janeiro.
Desta vez o trajecto não levou os 82 participantes a percorrerem locais onde há 3 milénios viveram comunidades da Idade do Bronze, mas antes os conduziu por um trajecto urbano que abarcou os limites da cidade e o centro histórico com paragem no Núcleo Museológico do Sembrano para uma explicação sobre a Idade do Bronze, aproveitando a exposição sobre 20 anos de arqueologia em Alqueva aí patente ao público.





Para finalizar os cerca de 7 km de percurso, o grupo encaminhou-se para o ponto de partida, a Casa da Cultura, onde se procedeu à inauguração de uma exposição fotográfica sobre os 12 passeios temáticos desenvolvidos ao longo de 2016 neste projecto e que poderá ser visitada até 28 de Fevereiro.



Como habitual, a iniciativa terminou com um belo repasto oferecido pela Câmara Municipal de Beja que permitiu momentos de partilha e de recordação para os que participaram nas várias actividades desenvolvidas e de convívio e integração para aqueles que vieram pela primeira vez.


Chega pois ao fim este projecto que envolveu cerca de 860 participantes entre conferências e passeios ao longo de um ano e que abarcou todo o território do concelho de Beja.
Resta-nos deixar aqui um agradecimento a todos os envolvidos, a começar pelos nossos parceiros da Câmara Municipal de Beja, nomeadamente os técnicos que co-organizaram as 38 iniciativas (conferências, passeios e exposições) dedicando-lhes muitas horas de trabalho mas também muito entusiasmo!
Um agradecimento também para todas as juntas de freguesia que aderiram ao projecto, colaborando e apoiando em tudo e também pela arte de bem receber quem de fora veio para conhecer os seus territórios e a sua história.
Por fim, um agradecimento especial para todos os que participaram nas várias actividades, em particular para os caminheiros que resistiram a passeios ao frio, à chuva ou ao calor, sempre com vontade de saberem onde e quando seria a próxima etapa!




Sem comentários: